Cultura

Escritores galardoados com o Prémio Saramago apresentam livros de Agustina

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_ciclo_leitores_agustina_29_10_2022_1.jpg

Andreia Merca

No contexto da celebração do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, realiza-se no próximo sábado, dia 19, às 17 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, mais uma conversa do ciclo “Leitores de Agustina”.

Esta iniciativa das bibliotecas municipais do Porto visa divulgar a obra da escritora junto do público leitor, convidando diversas personalidades, admiradoras confessas da obra da genial escritora, a falar dos seus livros favoritos. Desta vez dois escritores da nova geração, Paulo José Miranda e Bruno Vieira Amaral, ambos galardoados com o Prémio Saramago, são convidados a apresentarem-se como leitores de Agustina.

Paulo José Miranda, poeta, ficcionista, dramaturgo e autor da biografia sobre Manoel de Oliveira, fala do livro “A Sibila” e Bruno Vieira Amaral, premiado romancista e contista, autor da celebrada biografia de José Cardoso Pires, apresenta “O Mosteiro”. Inês Fonseca Santos, jornalista, escritora e coapresentadora do programa Todas as Palavras (RTP3), modera a sessão.

Agustina Bessa-Luís é uma autora estudada e admirada, mas nem sempre próxima do leitor comum. As bibliotecas municipais cientes da sua missão de divulgar junto da comunidade o conhecimento e a leitura de autores portugueses promovem este ciclo de conversas informais em que vários convidados apresentam, sob diferentes perspetivas, os livros da autora. O ciclo “Leitores de Agustina”, que teve início no passado mês de outubro, tem periodicidade mensal, prevendo a realização de seis sessões que se prolongam até abril de 2023. A próxima sessão, agendada para 21 de janeiro, junta Lídia Jorge e Pedro Mexia, que têm em Agustina a sua escritora de eleição.

Os livros de Agustina e dos autores convidados estarão em destaque e disponíveis para empréstimo para todos os leitores inscritos nas bibliotecas municipais do Porto.