Sociedade

Escolas de saúde pública do Porto unem-se em projeto inovador

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_jovens_cientistas_01.jpg

As três escolas de saúde do setor público do Porto estão juntas num projeto que visa a criação de uma aliança para a formação conjunta de profissionais de saúde das áreas medicina, enfermagem, diagnóstico e terapêutica. O projeto, designado por IPAlliance, uma plataforma integrada para a aprendizagem ao longo da vida e formação de profissionais de saúde, reúne a Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Esta iniciativa, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende fomentar a partilha de recursos humanos, técnicos, científicos e materiais para a educação e formação que permitirá uma nova resposta interprofissional. "Este projeto colaborativo proporciona uma visão multidisciplinar e multiprofissional, fundamental para os profissionais de saúde enfrentarem os novos desafios globais em saúde e para a qual as respostas atuais se têm revelado insuficientes", adianta, em comunicado citado pela agência Lusa, o diretor executivo da aliança, Miguel Padilha.

Para dar corpo a esta iniciativa, a aliança vai criar um Centro de Educação para a Saúde, de modo a permitir a criação e disponibilização de atividades de formação interprofissional dedicadas aos profissionais de saúde, e três Centros de Simulação Clínica, com vista a otimizar a qualidade e segurança das intervenções.

Financiado pelo fundo Recuperar Portugal, com fundos europeus através do instrumento NextGenerationEU, esta é "uma das plataformas disruptivas que permitirá uma resposta mais eficiente e eficaz aos novos desafios da sociedade e aos objetivos de desenvolvimento sustentável", acrescenta a ESEP.