Educação

Escolas de negócios e economia do Porto recebem acreditação internacional de qualidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_faculdade_economia.jpg

Filipa Brito

O trabalho centenário desenvolvido pela Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB) na acreditação de escolas de negócios confere aos seus associados um dos mais altos padrões de qualidade no mundo. A partir de agora, também a Porto Business School (PBS) e a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) fazem parte do leque restrito de instituições de formação que ostentam a Acreditação Internacional AACSB.

Para obter a distinção da organização norte-americana, as escolas passaram por um rigoroso processo de avaliação, que comprovou a existência dos recursos, da capacidade e do compromisso para uma educação empresarial “de primeira linha, focada no futuro”, dizem as duas instituições em comunicado.

“Os alunos de hoje são os líderes empresariais de amanhã e a integração da FEP e Porto Business School na rede de escolas de negócios acreditadas pela AACSB terá um impacto positivo e duradouro para as instituições, tanto local como globalmente”, garante a diretora de acreditação da AACSB, Stephanie M. Bryant.

A também vice-presidente da associação reconhece que o compromisso da Universidade do Porto em obter a acreditação “é um verdadeiro reflexo da sua dedicação - não apenas para com os seus alunos, rede de ex-alunos e comunidade empresarial, mas para o ensino superior como um todo”.

Olhando para este como um marco importante, o Dean da PBS, Ramon O’Callaghan, afirma que a acreditação internacional AACSB vai “ajudar a continuar a melhorar a qualidade dos nossos programas e, assim, responder melhor às necessidades daqueles que procuram a Porto Business School para fazer a mudança acontecer”.

No mesmo sentido, o diretor da FEP, José Varejão, destaca o momento como “o reconhecimento do trabalho realizado pelas duas escolas e do impacto que estas produzem nos seus estudantes e nas suas comunidades, mas também um importante contributo para o reforço da sua presença internacional".

Fundada em 1916, a Association for Advance Collegiate Schools of Business é a entidade mais antiga de acreditação global para escolas de negócios e a maior rede de educação de gestão a conectar alunos, instituições de educação e empresas em todo o mundo, com mais de 1.700 organizações afiliadas em mais de 100 países e territórios.

Apenas 6% das escolas do mundo com formação para a gestão conseguem obter esta acreditação, sinónimo dos mais altos padrões de qualidade. Um novo destaque para o trabalho da PBS e da FEP, depois de, em 2019, terem visto 26 dos seus programas de mestrado e pós-graduação entre os melhores do mundo.