Educação

Escolas da cidade preparam novo ano letivo com sessões de esclarecimento sobre medidas preventivas

  • Notícia

    Notícia

#mno_formacao_covid_jardins_infancia_11.JPG

Miguel Nogueira

O novo ano letivo traz desafios inéditos, com o cenário pandémico a exigir medidas adequadas para travar a COVID-19. Por isso, os agrupamentos de escolas e as escolas secundárias do Porto vão estar reunidos em sessões de trabalho, para troca de informações sobre procedimentos a adotar e medidas preventivas.

Numa iniciativa da Câmara do Porto, através do Pelouro da Educação, em articulação com as autoridades de saúde e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), vão realizar-se duas sessões de trabalho, dirigidas aos agrupamentos de escolas e escolas secundárias da cidade, na quarta e sexta-feira (dias 9 e 11 de setembro).

À semelhança do que aconteceu com as ações de sensibilização dirigidas a pessoal não docente das escolas e jardins de infância, em maio, estas sessões decorrem no Quartel do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto. A primeira, na quarta-feira às 14,30 horas, é dirigida aos agrupamentos de escola e escolas secundárias da área de influência do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Porto Oriental.

Na sexta-feira, às 10 horas, a sessão reunirá os agrupamentos de escola e escolas secundárias da área de influência do ACES Porto Ocidental.

Estas sessões vão servir para o esclarecimento das orientações e procedimentos a adotar, bem como informação sobre procedimentos de descontaminação de espaços e medidas preventivas e corretivas.

Para além do enquadramento por parte da Câmara do Porto, as reuniões contam com intervenção do ACES Porto Oriental, da DGEstE e do Batalhão de Sapadores Bombeiros.

Além da presença da direção de cada um dos agrupamentos de escolas, estes encontros vão ainda contar com o interlocutor responsável pelo plano de contingência designado por cada estabelecimento de ensino, a quem caberá operacionalizar e monitorizar o respetivo plano.

Esclarecimento também para lares

Paralelamente às sessões programadas para os agrupamentos de escolas e escolas secundárias, vai ser também realizada uma iniciativa semelhante, dirigida aos lares e estruturas residenciais para pessoas idosas. As entidades da área de influência do ACES Porto Ocidental vão ser chamadas a reunir na quarta-feira, dia 9 de setembro, às 10 horas. A sessão decorre igualmente no Quartel do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto.