Ambiente

Escola Superior de Enfermagem assume redução da pegada ambiental e ganha “Coração Verde”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_escola_superior_enfermagem_esep_03.JPG

Filipa Brito

É a segunda instituição de ensino superior no Porto a receber a distinção “Coração Verde” da LIPOR que promove o compromisso com boas práticas ambientais. A caminhada da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) no sentido da sustentabilidade tem sido feita, primordialmente, nas áreas da eficiência energética e na correta gestão de resíduos.

A Carta de Intenções, onde a instituição assumiu o compromisso com princípios e práticas de sustentabilidade, foi formalmente assinada em outubro de 2019, mas a consciência ambiental já fazia parte da filosofia da ESEP há mais tempo.

Da estratégia de redução da pegada ambiental fazem parte, desde 2017, diversos projetos ligados à concessão de apoio à eficiência energética e gestão inteligente da energia e já instalou um posto carregador de veículos elétricos na sua sede.

A parceria com a LIPOR começou em 2019, no âmbito do Serviço de Intervenção Ambiental Customizado (SIAC), e envolve também a Câmara do Porto e a Porto Ambiente como parceiros. Esta colaboração, afirma a ESEP, “tem permitido reforçar a participação ativa da comunidade académica na correta e eficiente gestão de resíduos, não somente através do estabelecimento de adequados circuitos de reciclagem”, mas também na promoção de “comportamentos sustentáveis, facilitadores da criação de modelos de gestão ambiental tendencialmente circulares”.

As ações no terreno junto da comunidade da ESEP incluem a eliminação de 80 pontos de equipamentos excedentes que se encontravam destinados ao acolhimento da fração lixo; a reorientação e criação de cerca de 30 pontos colocados em zonas estratégicas para acolhimento das frações recicláveis; as ações de sensibilização dirigidas às equipas técnicas; a opção pela comunicação digital; ou a participação na Semana Europeia de Prevenção na Produção de Resíduos.

A instituição realça a correta gestão dos resíduos urbanos gerados nas suas instalações, que têm sido alvo de alterações. Esta medida conta com a intervenção da Câmara do Porto e da Porto Ambiente a nível logístico e na recolha dos resíduos, adaptada a cada uma das realidades dos edifícios da instituição.

O projeto LIPOR Geração+, que tem vindo a atribuir o certificado “Coração Verde” a instituições sociais e de ensino, promove o compromisso dos cidadãos com boas práticas ambientais, facilitando a aquisição de competências promotoras de maior intervenção cívica, e conta com o envolvimento da Câmara do Porto e da empresa municipal Porto Ambiente. Em abril, o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) tornou-se a primeira instituição de ensino superior a receber a certificação.