Educação

Escola Solidária serviu mais de 2.600 refeições durante o período de férias e pausa letiva

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_escolas_tempo_pandemia_10.jpg

Filipa Brito

Mais de 2.600 refeições foram servidas nas cantinas escolares da rede pública da cidade durante o período de férias de Natal e Ano Novo, extensível à pausa letiva prevista até dia 7 da janeiro.

Através da iniciativa Escola Solidária, assegurada pelo Município do Porto nos vários períodos de férias escolares, alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e crianças do Jardim de Infância que necessitem deste serviço puderam usufruir de uma refeição nutricionalmente equilibrada.

No total, foram servidas 2.607 refeições, distribuídas por 1.897 em regime presencial e 710 por takeway. Esta modalidade foi introduzida dado o período de contenção instalado nos estabelecimentos de ensino durante o encerramento das atividades letivas e não letivas.

O programa é extensível aos irmãos dos alunos, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, mesmo que não frequentem um estabelecimento de ensino da rede pública do Porto, bem como filhos ou outros dependentes a cargo dos profissionais cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos, designadamente os trabalhadores considerados essenciais. Todas estas refeições são gratuitas para os alunos de Escalão A.

A Escola Solidária prosseguirá nos outros períodos de férias escolares, como o Verão ou a Páscoa.