Educação

Escola Solidária garante refeições nas férias de verão a mais de 150 alunos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_escolas_tempo_pandemia_05.jpg

Porto.

Mesmo em período de férias escolares, os alunos podem continuar a contar com a Escola Solidária, que fornece almoços e lanches diariamente. Em regime presencial ou take-away, quem quiser beneficiar do serviço garantido pelo Município do Porto deve inscrever-se junto da respetiva escola ou agrupamento.

Até 31 de agosto, as cantinas das escolas do Município garantem o fornecimento de refeições aos alunos que precisem deste serviço no período das férias escolares de verão. Durante o mês de julho o serviço é assegurado em regime presencial nas escolas ou por take-away, e em agosto está apenas disponível na modalidade de take-away.

A iniciativa Escola Solidária tem como principal objetivo garantir às crianças dos jardins de infância e do 1.º ciclo do ensino básico no período das férias escolares do verão, como tem feito nas pausas letivas do Natal e Páscoa, o acesso às refeições de almoço e lanche, nutricionalmente equilibradas.

Para os alunos de Escalão A, a refeição é gratuita; para os alunos do Escalão B, a refeição é paga a 0,73 euros; para os alunos do Escalão C, o valor é de 1,46 euros.

Esta medida é ainda alargada aos irmãos destes alunos, que tenham entre 3 e 10 anos, podendo usufruir deste serviço mesmo que não frequentem um estabelecimento de ensino da rede pública do Porto.

No ano passado, no período das férias de verão, entre 26 de junho e 31 de agosto, esta ação social escolar serviu 4.728 almoços e 4.700 lanches. Este ano estão inscritos 151 alunos prevendo-se um fornecimento de 3.610 almoços e 3.610 lanches.