Sociedade

Escola Solidária garante refeições durante a interrupção letiva da Páscoa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_servico_refeicoes_cantina_Escola_EB1_das_Antas_07.JPG

Filipa Brito

Mesmo em férias da Páscoa, todos os alunos – do jardim-de-infância ao secundário - podem continuar a contar com a Escola Solidária, o serviço de almoços escolares. A partir de hoje, dia 3, e até 14 de abril, as cantinas da rede pública mantêm-se em funcionamento para todos, incluindo os irmãos que não frequentem as escolas municipais.

Com a transferência de competências no domínio da Educação, este serviço, que era oferecido às crianças do jardim-de-infância e aos alunos do 1.º Ciclo do ensino básico, é estendido a todas as escolas do ensino básico, assim como do secundário, permitindo o acesso ao almoço a todos os alunos até ao 12.º ano de escolaridade.

O serviço é prestado a todos os alunos, independentemente de estarem inscritos em atividades ou de beneficiarem de escalão da Ação Social Escolar. Os almoços são gratuitos para os alunos de Escalão A, sendo o valor do Escalão B de 0,73 euros e do Escalão C de 1,46 euros.

A Câmara do Porto assume, igualmente, a distribuição de lanche escolar, sem qualquer custo para os encarregados de educação, às crianças do jardim-de-infância e aos alunos do 1.º Ciclo do ensino básico, durante o mesmo período de pausa letiva.

Através desta iniciativa, o Município proporciona o acesso a refeições nutricionalmente equilibradas às crianças que necessitem deste serviço, que é extensível aos irmãos dos alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, mesmo que não frequentem um estabelecimento de ensino da rede pública do Porto.

Estima-se o fornecimento de, aproximadamente, 7.200 almoços e sete mil lanches.

Para os alunos que não estão inscritos nas Atividades de Animação e Apoio à Família, os encarregados de educação terão de comunicar previamente o interesse em usufruir deste serviço junto do respetivo agrupamento de escolas, enquanto medida de prevenção do desperdício alimentar.

O serviço de refeições é fornecido entre as 11h45 e as 13h30 e disponibilizado na modalidade presencial (consumo na própria escola) ou em regime de takeaway (possibilidade de levar a refeição para casa).

Esta iniciativa é assegurada pelo Município do Porto nos vários períodos de férias escolares, nomeadamente, no Natal, Carnaval, Páscoa e verão.