Sociedade

Escola Solidária assegura refeições durante a pausa e na suspensão letiva do Natal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_escolas_tempo_pandemia_08.JPG

Filipa Brito

As aulas param durante o período das festas de Natal e Ano Novo, mas as cantinas escolares da rede pública da cidade mantêm a missão de assegurar as refeições dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e das crianças do Jardim de Infância. O serviço vai estar em funcionamento até 7 de janeiro.

A iniciativa Escola Solidária é extensível aos irmãos dos alunos, com idades compreendidas entre 3 e os 10 anos, mesmo que não frequentem um estabelecimento de ensino da rede pública do Porto, o que possibilita o acesso a uma refeição nutricionalmente equilibrada às crianças que necessitem deste serviço.

De 20 a 30 de dezembro, almoço e lanche estarão assegurados, sendo gratuitos para os alunos de Escalão A. O Escalão B paga 0,73 euros, e para o Escalão C o valor é de 1,46 euros.

Este ano, dado o período de contenção, que decreta a obrigatoriedade de encerramento das atividades letivas e não letivas presenciais já a partir desta segunda-feira, 27 de dezembro, o serviço de refeições passa a ser servido exclusivamente na modalidade de takeaway e estará em funcionamento até ao dia 7 de janeiro de 2022.

Por forma a evitar qualquer desperdício alimentar, os encarregados de educação terão, obrigatoriamente, de efetuar inscrição prévia junto do respetivo agrupamento de escolas. O serviço é disponibilizado entre as 12,30 e as 13,30 horas.

No período de suspensão letiva, em cada agrupamento de escolas será identificado um estabelecimento de ensino que promova o acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo dos profissionais cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos, designadamente os profissionais considerados essenciais.

A Escola Solidária é assegurada pelo Município do Porto nos vários períodos de férias escolares, como o Verão ou a Páscoa.