Educação

Escola do Cerco recebeu concerto de celebração do Dia da Mãe

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Orquestra Juvenil da Bonjóia, a Orquestra Orff e o Coro MusiCom foram os protagonistas de um concerto de homenagem às mães, este sábado, dia 6 de maio, na Escola do Cerco.

Organizado pelo Agrupamento de Escolas do Cerco, em parceria com o Município do Porto e o Curso de Música Silva Monteiro, o concerto pretendeu celebrar a data e homenagear as mães da cidade, valorizando o seu papel na família. Presente no espetáculo, o vereador da Educação destacou a qualidade do projeto educativo do agrupamento de escolas, bem como a estreita colaboração entre o município, a Junta de Freguesia de Campanhã e o agrupamento.

"Este concerto [do Dia da Mãe] transmitiu-nos paz, tranquilidade, serenidade. A melodia, a poesia e as flores convidam-nos a entrar no nosso jardim secreto e a dizer as palavras que, às vezes, esquecemos. No dia da Mãe devemos agradecer à nossa mãe a proteção, o amor, o afeto…", sublinhou Fernando Paulo.

A Orquestra Juvenil da Bonjóia, criada em 2011 pela Câmara Municipal do Porto em parceria com Curso de Música Silva Monteiro, conta, atualmente, com cerca de 100 jovens, provenientes do projeto "Música para Todos" e de outras escolas da cidade.

O "Música para Todos", que este ano vai na sua 13ª edição, visa promover a inclusão social através do ensino da música, apoiado num projeto educativo sólido, proporcionando às crianças do ensino básico a possibilidade de usufruírem de formação, no âmbito do ensino especializado da música.

As atuações da Orquestra Juvenil da Bonjóia permitem dar visibilidade e pôr em prática todo o trabalho artístico desenvolvido ao longo dos anos, de alunos de diferentes escolas públicas e privadas, oriundos de universos socioculturais diversificados. Tem também criado dinâmicas importantes, ao nível da formação artística e musical dos alunos.