Sociedade

Escola de programação abre campus no Porto para formação 100% gratuita

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_escola_42_porto_01.JPG

Filipa Brito

Fazendo-se valer da vantagem de oferecer – sim, oferecer – formação numa área de grande procura por mão-de-obra, a escola de programação 42 instala-se agora no Porto. O primeiro programa arranca em outubro e, durante o verão, os bootcamps de admissão estão preparados para receber seis centenas de candidatos.

Sem professores, sem horários, sem requisitos, sem propinas, com gamificação. Assim se apresenta a formação na 42. Com um programa 100% gratuito, pago por mecenas, não é necessário qualquer currículo académico ou experiência em programação. Aos candidatos apenas é exigida a idade mínima de 17 anos e o 12.º ano concluído.

Em comunicado, a 42 explica que “nesta escola aprende-se de forma prática, desenvolvendo projetos entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, além das competências técnicas, cada aluno desenvolve a capacidade de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas, assim como a criatividade, autonomia e resiliência”.

Para o diretor da escola em Portugal, “abrir o campus do Porto é um passo natural no crescimento da 42”. “Esta nova escola vai aumentar consideravelmente a nossa atuação territorial, permitindo oferecer o programa a todos aqueles que no norte do país queiram desenvolver competências em tecnologia”, acredita Pedro Santa Clara, que lembra como “a necessidade de profissionais com competências em tecnologia é crescente e cada vez mais transversal a todas as indústrias”.

O primeiro programa na Invicta arranca em outubro e as “piscines”, “bootcamps” de admissão onde os candidatos passam 26 dias intensivos a aprender as bases de programação, com lugar para 600 candidatos, acontecem em julho, agosto e setembro. O objetivo é realizar quatro “piscines” por ano para selecionar 200 alunos para iniciar o programa.

Fundada em Paris em 2013, a 42 foi buscar o nome à obra de ficção científica “The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy”, de Douglas Adams, onde “42” surge como a resposta ao significado da vida, do universo e de tudo. A escola tem hoje mais de 15 mil alunos em 25 países e chega ao Porto com o apoio da Câmara do Porto, tendo como parceiros fundadores a Critical Techworks e a SaltPay.