Educação

Escola de Moda do Porto lança a primeira edição de cursos para adultos

  • Inês Reis

  • Notícia

    Notícia

#JQ_20Outubro2018_Portugal_Fashion_13.jpg

João Queirós

A Escola de Moda do Porto lançou a primeira edição de cursos direcionados a adultos em horário pós-laboral. Constitui uma oportunidade de adquirir certificação ou apostar em novas competências na área da moda, têxtil, alfaiataria e comunicação digital.

Se sempre teve interesse pelo universo da moda ou simplesmente gostava de poder aprofundar competências na área, esta pode ser a possibilidade de o conseguir, conciliando-o com uma atividade profissional. Com a duração de 35 horas semanais, entre as 18 e as 22 horas, a primeira edição dos cursos EFA (Educação e Formação de Alunos) vai arrancar com as formações de Desenho de Vestuário e Alfaiate, e tem ainda prevista, para setembro deste ano, a abertura do curso de Comunicação e Serviço Digital. A nova formação, a funcionar em regime pós-laboral, é financiada e destina-se a candidatos com idade igual ou superior a 20 anos, inscritos no centro de emprego do IEFP, e que pretendam elevar as suas qualificações profissionais ou obter uma certificação escolar de nível secundário.

Nestes cursos, dirigidos a maiores de idade, vai ser possível aprender a planear, construir moldes e confecionar peças de vestuário femininas e masculinas; colaborar na conceção, desenvolvimento de coleções e na apresentação de modelos de roupa; desenvolver pesquisas relativas às tendências de mercado; e ainda aprender a comunicar com os clientes e marcas de moda através da comunicação digital.

As aulas vão ser ministradas por profissionais de referência na área, como por exemplo o portuense Ayres Gonçalo, da Ayres Bespoke Tailor, uma alfaiataria de renome a nível nacional e internacional.

“A criação destes cursos visa preencher lacunas de formação na área e contribuir de forma significativa para a educação de profissionais especializados no setor têxtil e da moda. O nosso know-how e experiência, aliado a um crescimento gradual e sustentado, permite-nos fazer novas apostas direcionadas a outros segmentos, mas sempre com um denominador comum, a Moda”, assinala Matilde Rocha, diretora geral da Escola de Moda do Porto (EMP), em comunicado.  

Ainda no ano passado, a escola profissional dedicada à formação especializada na área da moda dinamizou a criação de peças de vestuário com recurso ao desperdício têxtil, num projeto pedagógico dedicado à sustentabilidade no setor da moda.

As inscrições aos cursos podem ser efetuadas até ao final do mês de abril e as informações adicionais consultadas no site da EMP.