Cultura

Escola de Ballet do Porto apresenta "La Bayadère"

  • Notícia

    Notícia

#DR_Ballet.jpg

A Escola de Ballet do Porto apresenta o bailado "La Bayadère" na Sala Suggia da Casa da Música, pelas 21,30 horas deste domingo e de segunda-feira, dias 5 e 6.

"La Bayadère" é um bailado em três atos com música de Ludwig Minkus e coreografia de Marius Petipa, que teve estreia em 1877 no Teatro Mariinsky de São Petersburgo. Conta a triste história de amor do nobre guerreiro Solor e da dançarina do templo Nikya, que é envenenada pela sua rival, a Princesa Gamzatti.

O espetáculo é também uma fantástica viagem à Índia: dançarinas do templo, paredes de majestosos palácios, bailarinos ágeis, véus coloridos, chamas de fogo, elefantes, cobras e ópio - todo esse exotismo indiano foi criado com a utilização de técnicas de ballet! A exuberância decorativa dos dois primeiros atos contrasta com o terceiro, o ato "branco" do Reino das Sombras, que é um triunfo do virtuosismo da dança clássica. 

Esta "é uma produção muito exigente, pois coloca mais de 230 alunos em palco", aponta a produtora e diretora artística Cuca Anacoreta, destacando o cruzamento de várias áreas artísticas em "La Bayadère", que conta com a participação de alunos já premiados em concursos de dança internacionais, nomeadamente talentos da cidade do Porto. 

Ficha Técnica 

Música: Ludwig Minkus

Coreografia: Marius Petipa 

Produção e direção artística: Cuca Anacoreta 

Ensaiadores e adaptação: Sofia Alves, Sílvia Boga, Mariana Lencastre, Alexandre Oliveira, Manuel Sanz e Cuca Anacoreta 

Direção técnica: Francisco Moura 

Coordenação figurinos: João Melo Costa 

Desenho dos figurinos: alunos do curso de Design Moda da Modatex 

Cenografia: Pedro Francisco 

Design gráfico: Francisco Providência 

Fotografia: Graça Bilelo 

Coordenação administrativa: Ana Branco 

Escola convidada: Escola Domus Dança 

Bilhetes à venda nas bilheteiras e site da Casa da Música e na Escola de Ballet do Porto.