Educação

Escola Básica do Falcão e Secundária Alexandre Herculano ganham nova vida

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Mais de dez milhões de euros foram investidos pelo Município do Porto na requalificação da Escola Básica do Falcão, em Campanhã, e na Secundária Alexandre Herculano, no Bonfim. As empreitadas dos dois estabelecimentos de ensino encontram-se concluídas e foram, esta quarta-feira, visitadas pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, acompanhado do vereador da Educação, Fernando Paulo, elementos da equipa da vereação, presidente da Assembleia Municipal, administradores da empresa municipal GO Porto, que assegurou as duas intervenções, representantes das juntas de freguesia e dos respetivos agrupamentos de escola.

"A boa notícia é que, no próximo ano letivo, a escola vai abrir. Esta não é apenas uma escola, tem um valor patrimonial incrível", afirmou o presidente da Câmara. Rui Moreira referia-se à Escola Secundária Alexandre Herculano, que vai reabrir depois de mais de três anos de obras de requalificação e modernização, fruto de um investimento superior a 14 milhões de euros, suportados, parcialmente, pelo financiamento comunitário do NORTE 2020 - Programa Operacional Regional do Norte (também aplicado na Escola Básica do Falcão).

"O que é importante é que isto vai abrir, gostava de olhar para isto na positiva, não queria estar a acusar ninguém. É evidente que há muito boas vontades, mas, às vezes, as boas vontades são limitadas pelos recursos disponíveis. Sabemos que o Ministério da Educação tinha poucos recursos para reabilitação de escolas, por isso mesmo o município veio a jogo", afirmou Rui Moreira, não deixando de sublinhar que "a Parque Escolar, essa sim, não fez, na altura, o seu trabalho".

"A cidade não perdoava que este equipamento continuasse ao abandono e a cair como estava", acrescentou.

Depois de visitar a escola - nos seus corredores podiam-se ver algumas fotografias do "antes e depois" da obra -, o presidente da autarquia deixou uma garantia: "vamos ter uma escola que responde a todas as necessidades de uma escola contemporânea. Apesar de centenária, esta será uma escola nova".

Recuperado projeto de 2010

Para reabrir, totalmente, a "Alexandre Herculano" falta lançar um conjunto de contratações públicas para a aquisição de mobiliário, bem como terminar alguns trabalhos no exterior da escola. "Foi feita toda a obra de acordo com o projeto (de 2010, dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez). Ele foi separado dos arranjos exteriores (envolvente do edifício e construção de um campo de jogos coberto), ainda a executar", adiantou a vice-presidente da GO Porto, Cátia Meirinhos.

Sobre a aquisição de mobiliário, o vereador da Educação revelou que, na próxima reunião de Executivo, será discutida a aprovação da celebração de um acordo de colaboração entre o Município do Porto e o Ministério da Educação "para apetrechamento de toda a escola". “Estamos a falar de todo o tipo de equipamento (cozinha, mobiliário para as salas de aula, equipamento informático) necessário para que a escola abra", adiantou Fernando Paulo.

Para o diretor do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, o "novo" edifício reúne "as condições de conforto exigíveis para os alunos estudarem em condições condignas". "A obra foi feita com critério, rigor e respeito pelo valor patrimonial do edifício. Estou convicto de que em setembro já podemos iniciar as atividades letivas", salientou, Manuel Lima.

"Tal fénix renascida, [a escola] vai voltar a ganhar vida", acrescentou o mesmo responsável, adiantando que o edifício terá capacidade para receber cerca de mil alunos, desde o 7.º ao 12.º ano de escolaridade.

Professor de Moral que ouvia Bob Dylan nas aulas

Francisco Ribeiro da Silva seguiu a visita com a máxima atenção e alguma nostalgia. Foi professor de Moral, na década de sessenta do século passado. Hoje, revisitou lugares que lhe deixaram gratas memórias. "Recordo-me dos encontros com o reitor, dos vários serviços que me pediam, do espaço", disse ao Porto..

Atual professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Ribeiro da Silva teve, na altura, uma ideia para cativar os alunos para as suas aulas. "Quase todos participavam nas minhas aulas, ainda que o interesse fosse relativo. Para os cativar pensei em arranjar material que não fosse maçador e trouxe discos do Bob Dylan".

Traduziu letras e multiplicava cópias pelos alunos, "ainda que tivesse preocupações com o reitor, por causa do barulho", sorri.

"Nunca pensei em converter os alunos, nem esse era o objetivo. Queria formar pessoas com princípios morais, mas com espírito de abertura", acrescentou Francisco Ribeiro da Silva, deixando uma garantia para o presente: "Estamos num admirável mundo novo, numa escola nova".

EB do Falcão totalmente reabilitada

Antes, Rui Moreira visitou a Escola Básica do Falcão, que já se encontra em funcionamento. A intervenção, realizada em dois lotes, teve por objetivo a requalificação profunda do equipamento escolar e a ampliação dos edifícios existentes, além da construção de um corredor de ligação entre eles. Um investimento municipal superior a mais de um milhão de euros.

Os trabalhos incluíram, também, a reorganização interna dos espaços, melhorando a sua funcionalidade, de forma a criar melhores condições para o ensino-aprendizagem. Entre os vários núcleos de espaços de ensino, está programada uma área destinada à Unidade de Multideficiência. Além destes, foram contempladas uma nova biblioteca e zonas de arrumação, bem como novos armários e cacifos.

Na parte exterior da escola, foi realizada uma melhoria da entrada e acessos, através da criação de novo percurso de rampas de ligação ao interior do edifício. O espaço de recreio envolvente foi requalificado, através da colocação de pisos adequados, criação de áreas de lazer, zonas de jogos e equipamentos infantis.

O segundo lote da empreitada foi dedicado à introdução de soluções de base natural nas coberturas da escola, através da implementação de coberturas verdes no edificado, uma parede verde e a criação de uma charca que permite fazer o aproveitamento das águas da chuva para utilização na horta comunitária "Horta da Oliveira".

No novo e renovado edifício da Escola do Falcão foi implementado um projeto relevante para a estratégia ambiental da cidade, o LIFE-myBuildingisGreen, cofinanciado pela Comissão Europeia através do Programa LIFE – que consiste no desenvolvimento, instalação e teste de um conjunto de soluções inovadoras que melhorem o conforto térmico, ao mesmo tempo que potenciam uma gestão eficaz da água e a eficiência energética.

A Escola do Falcão aporta um total de cerca de 700m2 de área verde associada às coberturas, em linha com a estratégia do Município de expansão e utilizam destes soluções nos edifícios municipais, quer para a melhoria do conforto e sustentabilidade do edificado municipal, mas também como forma de robustecer a resiliência às alterações climáticas.

Atualmente, a Escola Básica do Falcão integra 132 alunos (41 crianças na educação pré-escolar - jardim de infância e 91 alunos do 1.º ciclo).