Mobilidade

Escadas do Monte dos Judeus estão nomeadas para prémio de arquitetura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_ligacoes_mecanizadas_miragaia_01.jpg

Miguel Nogueira

As Escadas do Monte dos Judeus estão nomeadas para o Prémio Forma 2022, um prémio nacional de arquitetura que distingue as melhores obras de nova construção executadas em território nacional.

O projeto está nomeado na categoria C4 de Espaço Público e concorre juntamente com o “Percurso Acessível à Basílica da Estrela”, a “Passagem Pedonal”, o “Auditório CCB” e a “Requalificação Espaços Exteriores – Alameda do Beato”. O vencedor será conhecido no final deste mês.

Os Prémios Forma têm como objetivo incentivar e promover os arquitetos e a qualidade na arquitetura através da inovação na construção e a valorização da paisagem e premiar obras de nova construção realizadas em todo o território português que se distingam pela sua qualidade e singularidade.

Recorde-se que as ligações mecanizadas na zona de Miragaia estão em pleno funcionamento desde junho de 2020 e pretendem atenuar o trajeto feito a pé entre a cota alta e a cota baixa da cidade. A intervenção consistiu na introdução de escadas mecanizadas, de novas rampas de acesso e na recuperação de pavimento e estruturas pré-existentes.

Enquadrada numa estratégia geral de desenvolvimento de uma rede interligada de percursos pedonais assistidos por meios mecanizados numa das zonas com orografia mais difícil do centro do Porto, a obra pretende resolver a ausência de ligação entre Miragaia e a Cordoaria, facilitando o acesso da população que vive nesta zona ao Hospital de Santo António e a outros equipamentos existentes na cota alta.

Este equipamento, assim como o Funicular dos Guindais e o Elevador da Lada, fizeram parte do pacote de delegação de competências da Câmara do Porto à STCP Serviços para exploração e gestão, aprovado em fevereiro deste ano.