Cultura

“Erro 417: Expectativa Falhada” reúne obras de 12 artistas na Galeria Municipal do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Erro_417_Expectativa_Falhada.jpg

Resultado do concurso “Expo’98 no Porto”, que atribuiu duas bolsas para a realização de uma exposição na Galeria Municipal do Porto, o projeto inaugura no próximo dia 11 de dezembro.

Numa primeira estância, o título da exposição poderá remeter à falta de resposta do servidor web a um determinado pedido. É dessa falha do universo online, tão conectado com a rotina quotidiana, que Marta Espiridião recorre para lançar o desafio a um grupo de artistas a pensar noções de falhanço e sucesso.

Este binómio, o do êxito e da falha, revela-se em diferentes espetros da experiência humana e resulta de uma complexa rede de relações que pode cruzar, segundo a curadora, pela “cor da pele, o género e a sexualidade”, entre tantas outras. E a produção artística, que não escapa a estas condicionantes, conflui-se no pensamento e reflexão destes conceitos, materializando-se das mais diversas formas.

Com experiências e práticas muito distintas, o projeto expositivo que inaugurará no dia 11 de dezembro, será composto por um conjunto de artistas diversificado: Alice dos Reis, Aliza Shvarts, Ana Hipólito, Carlota Bóia Neto, Catarina Real, Daniela Ângelo, Elisa Azevedo, Gisela Casimiro, Hilda de Paulo, Jota Mombaça, Odete e Xavier Paes.

Da escultura à performance, passando pelo vídeo, fotografia, pintura e instalação, a exposição apresentará uma programação paralela composta por visitas guiadas, workshops e debates em torno do pensamento curatorial do projeto.

O júri do concurso Expo’98 no Porto, da qual resultou a seleção desta exposição, foi composto por Daniela Agostinho, Miguel Ferrão e Nuno Faria.

Em simultâneo, inaugurará a exposição individual da artista Milena Bonilla, intitulada “A Hora Antes do Pôr-do-sol”, com curadoria de Juan Luis Toboso. Ambas poderão ser visitadas até 13 de fevereiro de 2022, com entrada livre de terça a domingo, das 10 às 18 horas. Mais informações em www.galeriamunicipaldoporto.pt.