Equipas municipais do ambiente realizaram mais de 1850 intervenções para salvar palmeiras da cidade
Porto.
Notícia

Filipa Brito
Só em 2021, foram feitas 1869 intervenções em 130 palmeiras distribuídas pela cidade do Porto no âmbito da luta contra o escaravelho da palmeira.
A Câmara do Porto tem vindo a proceder ao acompanhamento do estado fitossanitário e tratamento biológico de 130 palmeiras distribuídas pela cidade, com especial atenção para o alinhamento de Palmeiras do Jardim do Passeio Alegre e Av. Dom Carlos I, bem como o alinhamento das sete palmeiras nos Jardins do Palácio de Cristal, ambos classificados como de Interesse Público.
Os trabalhos de controlo do escaravelho-vermelho da palmeira, Rhynchophorus ferrugineus, duram já há vários anos e estão enquadrados nas múltiplas ações no âmbito da proteção e valorização o património arbóreo público da cidade, desenvolvidas pelo Município.
Esta monitorização continuada tem permitido conservar a larga maioria dos exemplares existentes, embora, em anos anteriores, houve necessidade de fazer a substituição de algumas árvores que não resistiram à doença, nomeadamente no Passeio Alegre e na Praça Gomes Teixeira, palmeiras que continuam a ser acompanhadas pelas equipas municipais.
De recordar que o Porto tem cerca de tem 65 mil árvores públicas sendo que a larga maioria está inventariada e disponível para consulta online.