Proteção Civil

Equipas do Município do Porto dão pronta resposta face ao mau tempo

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A chuva intensa que se fez sentir no Porto, sobretudo ao final da manhã, originou 56 ocorrências em toda a cidade, com especial incidência na zona da Baixa e da marginal. "Tivemos uma tormenta, uma grande queda de água num curto espaço de tempo, foi isso que se verificou", afirmou esta tarde o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, em declarações à comunicação social, na Rua de Mouzinho da Silveira, que foi temporariamente encerrada ao trânsito. A circulação será reposta às primeiras horas de domingo, com uma faixa de rodagem aberta ao trânsito.

"Estávamos preparados com todas as equipas no terreno. Temos muitas equipas de todas as áreas da Proteção Civil, dos Bombeiros, Polícia Municipal, equipas de limpeza, calceteiros, todas elas estão e estavam preparadas para a intempérie", afirmou Filipe Araújo, acompanhado da vereadora da Proteção Civil, Catarina Araújo, e do vereador Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha.

Num balanço das ocorrências, em que também compareceu o coordenador da Proteção Civil Municipal, Carlos Marques, e o comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva, o vice-presidente reforçou que está "garantida a segurança de todos", negando que tenha rebentado uma conduta na Rua de Mouzinho da Silveira, por onde passa o rio de Vila. "[O rio da Vila] Veio à superfície e arrastou paralelos e entulho. Estamos a avaliar porque é que isso aconteceu", acrescentou Filipe Araújo,

O autarca responsável pelo Pelouro do Ambiente reconheceu ainda que as obras que estão a decorrer para alargar o Metro do Porto, na zona da Estação de São Bento, podem ter provocado alguma alteração na zona. "Estamos perante uma obra a decorrer da Metro [do Porto] e que terá certamente provocado algumas alterações, que estamos a estudar com outros peritos, mas isso é normal. Uma obra às vezes pode provocar esse tipo de alterações", declarou, acrescentando: "Estamos preocupados e a estudar formas de isto não voltar a acontecer. Já tomamos medidas, conjuntamente com a Metro, de proteger melhor a obra".

Os trabalhos de limpeza e de reposição da normalidade estão ainda a decorrer na Rua de Mouzinho da Silveira, prevendo-se que a reabertura ao trânsito de uma faixa de rodagem às primeiras horas deste domingo.

No local continuam dezenas de operacionais da Proteção Civil Municipal, Polícia Municipal, Porto Ambiente e limpeza urbana.