Sociedade

Equipas de rua mantêm trabalho de continuidade no apoio aos sem-abrigo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

LVR06960_sem_abrigo.jpg

Luís Romero

Proteção Civil Municipal, Regimento dos Sapadores Bombeiros e técnicos do Departamento Municipal de Coesão Social e das Equipas de Rua mantêm a atenção reforçada na situação das pessoas em situação de sem-abrigo. O acompanhamento e monitorização de casos de maior vulnerabilidade convocam vários parceiros da Rede Social do Porto.

Todas as noites, desde o início das temperaturas baixas na cidade, estas equipas multidisciplinares, formadas por trabalhadores do Município, atuam na distribuição de agasalhos e cobertores, e no fornecimento de alimentação de conforto e bebidas quentes.

Até ao momento, foram feitas 325 abordagens na rua e distribuídos mais de cem cobertores.

Sempre que seja identificada a intenção de adesão a respostas de acolhimento social, as equipas de rua procedem, também, à sinalização e encaminhamento das pessoas para o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) Porto.

O NPISA Porto, coordenado pelo Município do Porto, é constituído por uma rede de mais de 60 entidades que atuam na área social e tem aprovado, por unanimidade, um Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, no âmbito da Vaga de Frio 2023, que será ativado pelo Comandante Operacional Municipal da Proteção Civil sempre que as temperaturas mínimas se situem abaixo dos 3ºC, durante três dias consecutivos.

A Câmara do Porto continua a acompanhar a evolução das temperaturas, ajustando as medidas implementadas sempre que necessário. De sublinhar, ainda, que as respostas contempladas na Estratégia Municipal do Porto para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2020-2023 estão ativas durante todo o ano.

O facto de a cidade do Porto ter uma Rede Social ativa e organizada, que congrega 300 organizações públicas e privadas, tem permitido organizar, partilhar diagnósticos, consensualizar respostas e repartir responsabilidades para melhor responder aos desafios e necessidades, acredita o Município.