Desporto

Equipamentos desportivos voltam a poder receber público nas bancadas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#jq_01MAIO_MEETING_ATELETISMO_01.jpg

João Queirós

O público já pode voltar a marcar presença nos treinos e nos eventos de competições amadoras, incluindo escalões de formação, desde sexta-feira, 18 de junho. Seguindo as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS), os equipamentos desportivos devem ter um limite de 33% da sua lotação, lugares marcados e promover o distanciamento físico.

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2021 de 9 de junho, veio permitir, nos municípios enquadrados na Fase 1, em que se inclui o Porto, a prática de todas as atividades de treino e competitivas amadoras, incluindo escalões de formação, com a presença de público, no cumprimento das orientações da DGS.

A 15 de junho, conforme previsto no artigo 6.º n.º 3 da referida resolução, a DGS atualizou a Norma n.º 019/2020, que estabelece a realização de rastreios laboratoriais em eventos de natureza desportiva com mais de 1000 participantes em ambiente aberto e 500 em recintos fechados.

Para permitir o regresso do público aos eventos desportivos, as instalações e equipamentos sob gestão municipal foram preparados de modo a aplicar as referidas normas, bem como as regras vigentes das Orientações n.º 30/2020 (Atividade Física e Desporto) e n.º 36/2020 (Desporto e Competições Desportivas), que caberá às entidades organizadoras dos treinos/competições cumprir e monitorizar.

As normais legais e de higiene e saúde pública devem ser cumpridas por todos os intervenientes.