Equipamentos desportivos de cara lavada num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros
Porto.
Notícia
A nova época desportiva começa nesta segunda-feira, 2 de setembro, e muitos dos equipamentos municipais apresentam melhorias significativas nas suas infraestruturas, realizadas ao longo das últimas semanas. As obras, da responsabilidade da Ágora, foram feitas, na sua maioria, ao abrigo do apoio concedido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), neste caso para operações integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto.
As intervenções que foram efetuadas (ou que se encontram em período de conclusão) surgem no âmbito da operação “(Des)Porto Qualifica”, constituída por oito projetos, com o objetivo de beneficiar as infraestruturas desportivas da cidade, com especial destaque na Rede Municipal de Instalações Desportivas (RMID), que integra as piscinas, pavilhões e grandes campos. O valor global de investimento é de cerca de 1,5 milhões de euros.
Assim, dos trabalhos realizados ao longo dos últimos meses, destaque para os que foram efetuados na Piscina da Constituição, de requalificação do interior e exterior do edifício ao nível de revestimentos e aplicação de novos acabamentos, numa obra orçada em 101.661,83 euros.
No âmbito desta intervenção, foi instalado um novo sistema de ar condicionado e reforçada a iluminação no ginásio 2, requalificadas as caixas de visita, substituída a tubagem de abastecimento de água, e executada a pintura e revestimentos dos pisos das zonas técnicas. Foi ainda efetuada a instalação e pintura dos tetos, a eliminação dos lava-pés, a reformulação interior das casas de banho do cais da piscina e iluminação da bancada. Neste local foi criado um acesso para cadeira de rodas junto ao elevador e um novo posto médico.
Também a Piscina de Cartes sofreu obras semelhantes, com a consequente substituição do teto do tanque da piscina, requalificação da zona dos balneários e wc’s, requalificação da zona administrativa, copa e posto médico (incluindo a instalação de novos equipamentos de apoio), e a pintura e revestimento dos pisos, paredes e tetos das zonas técnicas.
Foram, ainda, substituídos os filtros de areia por um novo equipamento de filtração com tecnologia mais avançada. O valor global das intervenções aqui realizadas foi de cerca de 200 mil euros.
Para a vereadora do Desporto e Juventude, esta empreitada demonstra que “continuamos a investir na melhoria dos equipamentos municipais pela importância que eles acarretam para a prática desportiva na cidade”.
“Estas obras, que agora estão agora concluídas ou em avançada fase de conclusão, são o reflexo dessa aposta clara no futuro do nosso desporto, na confiança que depositamos nos nossos atletas, clubes e utentes que escolhem os nossos equipamentos para treinar e continuar a perseguir o sonho de continuarem a ser sempre melhores nas diferentes modalidades que praticam”, realça Catarina Araújo.
Intervenções nos Pavilhões e Polidesportivos Municipais
Ainda no âmbito deste investimento global, foram realizadas intervenções nos pavilhões municipais da cidade, geridos pela Ágora fora do horário escolar, como o Pavilhão Irene Lisboa, o Pavilhão do Viso, o Pavilhão Fontes Pereira de Melo, o Pavilhão Nicolau Nasoni e o Pavilhão Pêro Vaz de Caminha.
Estas obras de requalificação dos edifícios, assim como das instalações técnicas, permitem, agora, uma melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade, possibilitando o uso das instalações pelo maior número de utentes. Estas manutenções permitiram melhorar, em grande medida, a utilização destes espaços, possibilitando uma resposta mais eficiente – e imediata - à procura cada vez maior registada nos últimos anos.
No âmbito deste processo, decorre a substituição do piso de jogo do Pavilhão Irene Lisboa, num investimento de 112.110,00 euros; foram requalificados a cobertura e o teto dos balneários do Pavilhão do Viso, num valor de 106.305,93 euros; e foram efetuadas pinturas nos interiores dos Pavilhões Fontes Pereira de Melo, Nicolau Nasoni, Viso e Pêro Vaz de Caminha, orçadas, na sua globalidade, em 99.724,62 euros.
Em execução estão, ainda, as operações de requalificação nos polidesportivos de exterior das escolas básicas António Nobre, Areosa, Manoel Oliveira, Viso, Pêro Vaz e Caminha e Leonardo Coimbra. Estas obras visam a melhoria dos pisos e a substituição de equipamentos desportivos, como é o caso das tabelas de basquetebol e a instalação de um piso sintético de futebol (nos casos de António Nobre e Leonardo Coimbra).
Destaque, também, para o investimento que já foi feito no Estádio de Praia, equipamento sazonal instalado na Praia Internacional do Porto nos meses de verão, que contou com um reforço na infraestruturação elétrica, no valor de 125.145,67 euros.
Este conjunto de intervenções são da responsabilidade da empresa municipal Ágora, que faz a gestão destes diferentes equipamentos e que, desta forma, potencia a melhoria constantes das infraestruturas como resposta à crescente procura de diferentes utentes, atletas e clubes para a prática desportiva com as condições adequadas à modalidade, que foram asseguradas pelas empresas municipais Domus Social e GO Porto.