Educação

Equipa do Ambiente propõe oficinas de verão para os mais novos explorarem o invisível

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_oficinas_do_invisivel_01.JPG

DR

É para mostrar o invisível, o que está mesmo debaixo do nosso nariz e dos nossos pés e que nós não vemos, não conhecemos ou a que não estamos atentos que acontecem, este ano, as Oficinas de Verão dos Centros de Educação Ambiental do Porto. As inscrições para participaram nas “Oficinas do Invisível” são gratuitas e já estão abertas.

Entre os dias 12 de julho e 10 de setembro, a Quinta do Covelo, o Núcleo Rural do Parque da Cidade, os Jardins do Palácio de Cristal e o Parque da Pasteleira oferecem a oportunidade de experimentar e aprender com a natureza “desconhecida” da cidade.

As oficinas, com a duração de três horas e pensadas para crianças dos 6 aos 12 anos, são de inscrição prévia obrigatória, uma vez que cada atividade terá um máximo de 10 participantes e serão seguidas as medidas de segurança impostas pelo Plano de Contingência da Covid-19.

Para já, estão abertas as inscrições nas duas primeiras oficinas. Entre 12 e 16 de julho, a Oficina do Invisível vai dar a conhecer “Os frutos e as sementes”, ensinar a distingui-los, procurá-los nas árvores e nas plantas dos Jardins do Palácio de Cristal. De 19 a 23 de julho, a proposta é para descobrir o dom de muitos animais para estar à vista sem ser visto, na Quinta do Covelo, conhecendo a sua “Camuflagem Natural”.

O restante programa inclui oficinas sobre “A geometria na Natureza” (de 26 a 30 de julho, no Núcleo Rural do Parque da Cidade), “As raízes” (também de 26 a 30 de julho, mas no Parque da Pasteleira), “O sobreiro” (entre 2 e 6 de agosto, no Parque da Pasteleira), “Os polinizadores” (de 9 a 13 de agosto, no Núcleo Rural do Parque da Cidade), “A voz das aves” (entre 16 e 20 de agosto, na Quinta do Covelo), “O solo” (entre 23 e 27 de agosto, também na Quinta do Covelo), “Os seres dos charcos” (de 30 de agosto a 3 de setembro, no Núcleo Rural do Parque da Cidade), e, para terminar o verão, “A clorofila” (de 6 a 10 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal).

A abertura das inscrições nas Oficinas do Invisível pode ser acompanhada na página do Ambiente da Câmara do Porto, sabendo que estarão disponíveis oito dias úteis antes de cada oficina a partir das 21 horas.

Os portadores do Cartão Porto. terão acesso prioritário a 50% dos créditos de inscrição nas oficinas.