Educação

Equipa da U.Porto conquista medalha de prata em competição internacional de programação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Medalha_prata_Universidade_Porto_Competicao_Internacional_Programacao.JPG

DR

Uma equipa, composta por alunos e treinador da Universidade do Porto (U.Porto), conquistou, em Milão (Itália), a medalha de prata numa competição internacional de programação - SWERC (Southwestern Europe Regional Contest), prova regional do sudoeste europeu do ICPC (International Collegiate Programming Contest), a maior, mais antiga e prestigiada prova de programação e algoritmia em todo o mundo.

A equipa portuguesa ("Heroes of the C"), constituída pelos alunos Duarte Nóbrega (licenciatura em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da U.Porto) e Paulo Sousa (mestrado em Ciência de Computadores pela mesma faculdade) e Kevin Pucci (mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto) e o treinador, Pedro Ribeiro (da Faculdade de Ciências), ficou em 5.º lugar, que lhe deu o direito a uma medalha de prata, tendo resolvido 10 dos 12 problemas propostos (apenas menos um problema que os primeiros classificados).

A competição contou com 120 equipas, oriundas de 53 diferentes universidades de todo o sudoeste europeu (Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça e Israel).

Com mais de 40 anos de existência, envolvendo mais de 50 mil alunos e mais de três mil universidades, o ICPC é o maior, mais antigo e mais prestigiado concurso universitário de programação e algoritmia em todo o mundo. A final do ICPC, em 2019, foi acolhida pela Universidade do Porto.