Cultura

Epopeia sobre liberdade, democracia e extinção reinterpreta a "Odisseia" de Homero no palco do TeCA

O Teatro Carlos Alberto (TeCA) apresenta a partir desta quinta-feira, dia 6, e até ao próximo domingo o espetáculo "U", com texto original e encenação de Joana Magalhães, que tem como ponto de partida a personagem épica da Odisseia.

"Mencionar as palavras 'Ulisses' e 'epopeia' remete quase sempre para o herói sobre-humano da 'Odisseia', de Homero", admite o TeCA, apontando porém que, apesar de a personagem épica e a sua história (em particular a adaptação infantil de Maria Alberta Menéres) serem o ponto de partida para esta aventura, "o Ulisses que o Teatro Carlos Alberto vai receber é um enorme urso-branco, um urso polar".

"U" é um espetáculo produzido pelas Comédias do Minho com texto original e encenação de Joana Magalhães, que narra uma epopeia muito particular, abordando temas como liberdade, democracia e extinção.

Contrariando a tendência unívoca da história única de Homero, que glorifica os heróis e os seus feitos, "U" faz um desvio na adaptação, colocando-a em diálogo com o conto "A Educação de Um Ditador": uma alegoria do tempo atual, que narra a ascensão de um líder num universo imaginário dividido entre animais domésticos e animais selvagens.

Na sua epopeia, U é raptado pelos habitantes de um certo país de animais domésticos e é educado segundo os princípios democráticos para ser um ditador. Aborrecido com o seu destino, a personagem foge, tentando regressar à sua Ítaca (a terra dos selvagens), em busca da sua identidade perdida. Porém, ao chegar, é novamente acolhido como se de um "messias" se tratasse.

A interpretação está a cargo de Isabel Carvalho, Ivo Romeu Bastos, João Costa e Tiago Araújo, sendo o vídeo da autoria de André Martins. A cenografia e figurinos são assinados por Catarina Barros e o desenho de luz é de Vasco Ferreira.

Dirigido a um público a partir dos 10 anos, o espetáculo pode ser visto na quinta e sexta-feira às 15 horas, no sábado às 19 horas e no domingo às 16 horas.

+info: TeCA