Cultura

Entrega de prémios aos vencedores do Concurso de Cascatas de São João 2021

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_cascata_bolhao_07.jpg

Porto.

Os vencedores da edição deste ano do concurso "Cascatas de São João" - iniciativa associada ao património cultural da cidade e promovida pela Câmara do Porto com o objetivo de valorizar essa tradição - receberam os prémios, numa cerimónia realizada no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no passado dia 22 de setembro.

Este ano, não foi possível realizar a “Categoria Menores de 15 anos”, devido à situação da pandemia, mas ainda assim o concurso contou com um total de 13 cascatas participantes, numa multiplicidade enorme de materiais, dimensões e expressões artísticas e que envolveram equipas de diversas idades.

O primeiro classificado no Concurso Geral foi a equipa da Associação de Moradores da Lomba, enquanto que o prémio para o primeiro classificado na categoria Grupos de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais foi entregue ao Centro de Dia da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte.

O júri, composto por Rui Ferro, membro designado pela Faculdade de Belas Artes do Porto, pelo jornalista André Rubim Rangel e pela arquiteta Adriana Gravato, na qualidade de representante do Município do Porto, registou a sensibilidade para as questões ambientais e para a (re) interpretação do tema, trazendo a tradição para os dias de hoje.

CLASSIFICAÇÕES:

Concurso Geral de Cascatas

1.º prémio - Associação de Moradores da Lomba

2.º prémio - ACAA – Academia Cultural e Artística de Aldoar

3.º prémio - Centro Social São Roque da Lameira

Menção Honrosa - Centro Social Paroquial S. Nicolau

Categoria 2 - Grupos de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais

1.º prémio - Centro de Dia da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte

2.º prémio - Associação Crianças de São João

3.º prémio (ex aequo) - Hospital Magalhães Lemos – Serviço de Reabilitação Psicossocial e CIAD – Centro Integrado de Apoio À Deficiência

Menção Honrosa - EB Bom Sucesso – Agrupamento de Escolas Infante Dom Henrique