Cultura

Entrada gratuita para jovens em museus e monumentos até sábado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_Exp_Douro_DWR_Museu_Historia_Cidade_23.jpg

Porto.

É o habitual convite para a cultura que vários espaços endereçam para assinalar o Dia Internacional da Juventude. A ocasião celebra-se nesta quinta-feira, 12 de agosto, mas por estes dias, e até sábado, há museus, monumentos e espaços culturais de portas abertas para quem tem entre os 12 e os 29 anos.

Até sábado, dia 14, os jovens podem aguçar a curiosidade e entrar no mundo cultural da Casa das Artes e da Casa Allen, mas também da Casa de Ramalde, que já foi palco de uma disputa entre um morgado e um conde e que, depois de ter servido como residência, albergou o Museu Nacional da Literatura. A estes espaços sob gestão da Direção Regional de Cultura do Norte junta-se a icónica Sé do Porto: os jovens entre os 12 e os 29 anos têm direito a visitas gratuitas até dia 14.

Apenas no dia 12, em que se assinala o Dia Internacional da Juventude, a Direção-Geral do Património Cultural promove também a visita a todos os seus monumentos, museus e palácios nacionais, de forma gratuita a todos os jovens. Isso inclui o Museu Nacional Soares dos Reis que, esta quinta-feira, permitirá aos mais novos conhecer as suas exposições temporárias. A mais recente é “Azul e Ouro – Esmaltes em Portugal, da época medieval à época moderna”, com 150 peças dos séculos XII a XIX com aplicação de esmalte sobre metais, pela primeira vez em Portugal.

No Museu Soares dos Reis há ainda a visitar os desenhos e poesia de “José Régio [Re]Visitações à torre de marfim”, a exposição a alusiva a D. Pedro IV e aos confrontos entre os liberais e os absolutistas, e ainda as peças da reserva do Museu, na exposição “Depositorium”.

Também o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto se associa à comemoração, com visitas grátis na quinta-feira, durante todo o dia, ao Jardim Botânico da Universidade do Porto e ao Laboratório Ferreira da Silva, no seu Polo Central (à Cordoaria).

A exposição permanente da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, na Casa Andresen, poderá igualmente ser visitada no dia 12 com um preço de acesso reduzido.

O Dia Internacional da Juventude é uma iniciativa das Nações Unidas e resulta da 1.ª Conferência Mundial de Ministros da Juventude, realizada em Portugal, em 1998.