Mobilidade

Entrada em 2023 com circulação especial nos transportes públicos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_metro_06.jpg

Miguel Nogueira

Quem tem planos para entrar em 2023 no Porto pode deixar o carro em casa e optar por uma melhor e mais segura forma de deslocação: os transportes públicos. Na noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro, a Metro garante a circulação sem interrupção e a STCP assegura duas ligações especiais rumo ao Parque da Cidade.

Com epicentro no Queimódromo, a passagem de ano no Porto faz-se com concertos de Fernando Daniel, Diogo Piçarra e Moullinex. As portas abrem às 20h e às 22h30 começa o primeiro concerto da noite. Para lá chegar, a Metro do Porto aconselha apanhar a Linha Azul (A), em direção à estação Matosinhos Sul.

Nesta linha haverá veículos duplos a circular de dez em dez minutos nos dois sentidos, entre as 21h e as 03 horas. A partir daí, e até às 06 horas, as viagens acontecem a cada 15 minutos.

Quem optar por “manter a tradição e deslocar-se até aos Aliados ou às suas imediações”, recordando que o fogo de artifício será, este ano, lançado a partir da Praça da República, a melhor opção será viajar na Linha Amarela (D), que terá “preparadas oito partidas por hora e sentido entre as 22h e as 03 horas, seis partidas entre as 03h e as 05h e quatro entre as 05h e as 07 horas da manhã do primeiro dia de 2023.

Apenas a Linha Violeta (E), que faz a ligação ao aeroporto, termina a operação à 01 hora da manhã.

Por seu lado, a STCP também irá reforçar a circulação ao longo da noite de Passagem de Ano entre os seis concelhos onde opera (Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo), levando os passageiros "até às proximidades dos diferentes locais das celebrações na cidade do Porto".

De 31 de dezembro para 1 de janeiro, a transportadora terá duas linhas especiais de ligação rápida de e para o Queimódromo:

  • Linha 205 Especial Passagem de Ano – que, além da oferta normal, contará com reforço entre a Areosa, via hospital S. João, e a Rotunda da Anémona, garantindo uma oferta de 15 em 15 minutos entre as 21h30 e as 4h30 do dia 1.
  • Linha 502 Especial Passagem de Ano – que manterá a oferta normal com algumas diferenças:
    • partidas e chegadas nos Aliados, junto à Câmara do Porto (sentido descendente), em alternativa ao término no Bolhão;
    • o percurso até ao Queimódromo seguirá após a partida dos Aliados pelo túnel de Ceuta, Rua Júlio Dinis, Rotunda da Boavista, Avenida da Boavista, Rotunda da Anémona;
    • a frequência desta linha considera 10 minutos entre as 21h30m e as 4h30m do dia seguinte.

Além do serviço habitual disponibilizado em 49 linhas STCP, durante a noite e madrugada os passageiros terão disponível um reforço na oferta entre as 21h e as 05h30, cujos pormenores podem ser consultados na página da STCP.