Economia

Entrada da Casa Chinesa e da Casa Moreira no Porto de Tradição em consulta pública

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foi aprovada por unanimidade, na reunião pública de Executivo desta segunda-feira, a atribuição da proteção do programa municipal Porto de Tradição, após o período de consulta pública, à Casa Chinesa e à Casa Moreira.

Os dois estabelecimentos cumprem os critérios definidos pelo regulamento do programa Porto de Tradição, que tem como prioridade a proteção dos estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social da cidade do Porto.

“Encontram-se, deste modo, preenchidos os requisitos necessários para que a Casa Moreira e a Casa Chinesa possam ser reconhecidos como estabelecimento de interesse histórico e cultural ou social local”, podia ler-se na proposta subscrita pelo vereador do Turismo e Comércio, Ricardo Valente.

O reconhecimento do interesse histórico e cultural ou social local dos estabelecimentos será submetido a consulta pública, pelo período de 20 dias, e a parecer da Junta de Freguesia, acrescentava o documento.

A Casa Chinesa é uma mercearia típica, inaugurada a 18 de dezembro de 1938. Assumindo-se como uma casa especializada, que trabalha com produtos selecionados, oferece todo o tipo de produtos de alta qualidade, oriundos de várias regiões do país. A Casa Chinesa, localizada na Rua de Sá da Bandeira, permite ainda aos seus clientes a compra de grande parte dos seus produtos a granel.

Face a notícias do início deste ano, que davam conta da possibilidade de despejo da Casa Chinesa, o vereador foi questionado sobre o desenrolar dessa situação. “Recebemos a Casa Chinesa duas vezes, também recebemos o senhorio da Casa Chinesa, porque acreditamos que devemos ouvir todas as partes envolvidas. A Casa Chinesa tem a sua situação salvaguardada, dentro das garantias que o programa dá. Preferem estar no local onde se encontra”, sublinhou Ricardo Valente, corroborado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que descartou a hipótese de o estabelecimento mudar-se para o novo Mercado do Bolhão: “Tínhamos essa margem de conforto, mas não foi preciso.”

Já a Casa Moreira, na Rua de Fernandes Tomás, dispõe de uma vasta gama de produtos que dão suporte a ourivesaria, relojoaria e ótica. Dispõe de uma loja aberta ao público e de uma pequena oficina.

A lista de nomes integrantes do programa Porto de Tradição tinha, em junho de 2021, 94 estabelecimentos comerciais e 4 entidades. Instituído em 2016, o programa municipal passou em 2019 a contar adicionalmente com um Fundo de Apoio, dotado de 525 mil euros para as lojas e entidades reconhecidas pela iniciativa. Este montante foi renovado para 2021, com verbas que provêm exclusivamente do orçamento da autarquia.