Educação

Ensino superior tem mais de 7.500 vagas para estudar no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_estudante_universidade_porto.jpg

Porto.

Abriu nesta sexta-feira, 6 de agosto, a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público. Entre as mais de 52 mil vagas em todo o país, quem quiser ingressar na vida académica no Porto – na Universidade ou no Instituto Politécnico – já pode apresentar a candidatura a um dos 7.535 lugares disponíveis, distribuídos por 117 cursos, entre licenciaturas e mestrados integrados.

A maior oferta vem da Universidade do Porto. Aos 110 anos, a instituição continua a reforçar o número de vagas e, para o ano letivo 2021/2022, tem abertos 4.406 lugares para receber os novos alunos. São mais 223 vagas do que no ano anterior.

Para este aumento, o portal Notícias U.Porto destaca dois contributos de peso, ambos na área das competências digitais: o reforço – de 160 para 260 vagas – na renovada Licenciatura em Engenharia Informática e Computação, que a torna no curso com a maior oferta, assim como a criação da Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciências de Dados, resultado de uma parceria entre as faculdades de Ciências e de Engenharia, que vai arrancar com 55 vagas.

O aumento do número de vagas disponíveis sente-se também com as contribuições das licenciaturas em Gestão (mais 38), Direito (mais 28), Engenharia Mecânica (mais 19) ou Psicologia (mais 16 vagas).

Já o Instituto Politécnico do Porto mantém praticamente inalterada a sua oferta, apenas com um reforço na Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, que é, aliás, o curso com a média de entrada mais alta da instituição, na casa dos 182.7 valores. O mesmo acontece na Universidade do Porto, onde a média de entrada neste curso se fixa em 191.3 valores.

Para o ano letivo de 2021/2022, o Politécnico do Porto disponibiliza 3.129 vagas, que se distribuem por 67 cursos. A maior oferta é a da Escola Superior de Enfermagem, com 257 lugares em aberto.

No campo dos concursos locais, realizados diretamente nas instituições de ensino superior, o Instituto Politécnico do Porto, através da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, disponibiliza, ainda, 160 vagas para variantes dos cursos de Teatro e Música.

Os alunos que terminaram o ensino secundário têm até 20 de agosto para apresentar a candidatura aos cursos que pretenderem seguir através do website da Direção-Geral do Ensino Superior.

Os resultados da primeira fase do concurso nacional são conhecidos a 27 de setembro, data em que tem início a segunda fase, que termina a 8 de outubro. De 21 a 25 de outubro, tem lugar uma terceira fase de candidaturas.