Turismo

Enoturismo do Douro e Vinhos Verdes mostra-se na Wine Future 2023

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_caves_vinho_porto_2023_2.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O Município do Porto marcou presença na Wine Future 2023, que decorreu, recentemente, em Coimbra, apresentando a cidade como membro da rede internacional Great Wine Capitals Global Network, na qual representa as regiões vitivinícolas do Douro e Vinhos Verdes.

A presença do Porto com um stand neste evento internacional teve o intuito de divulgar e promover o posicionamento da cidade neste segmento e a importante conexão com as regiões vitivinícolas do Douro e dos Vinhos Verdes. Na qualidade de fundador das Great Wine Capitals (GWC), o Porto tem como missão, fomentar o desenvolvimento e promoção do enoturismo no território que representa nesta rede, enaltecendo, também, a importância estratégica deste segmento para a região e para o país.

De acordo com Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo e Internacionalização, "com esta participação pretendemos reafirmar a importância do segmento do enoturismo para a cidade e dar a conhecer novas narrativas, rotas e experiências, que enaltecem a relação secular da cidade com o vinho e que permitem aumentar a estadia média no destino, gerando desenvolvimento e competitividade para toda a região, em linha com a Visão de Futuro para a Sustentabilidade do destino Porto".

A Wine Future, que vai já na sua 4.ª edição e pela primeira vez realizada em Portugal, é um evento de escala mundial, que contou com cerca de 1200 participantes nacionais e estrangeiros ao longo de três dias, entre jornalistas dos sectores de vinhos, gastronomia e lifestyle, profissionais do sector vitivinícola, mas também alunos universitários da Universidade de Coimbra entre outras instituições.

A conferência reuniu os nomes mais influentes e respeitados do sector, bem como vozes de outros sectores e indústrias concorrentes, tendo contado com uma participação diversificada de oradores, desde Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden, a Sir Christopher Pissarides, vencedor do Premio Nobel de Economia em 2020. Revelou-se uma oportunidade para se debaterem temas atuais, como o papel de influenciadores na decisão de compra das Gerações Z e Millennials, desafios que a indústria do vinho enfrenta numa economia global e instável, lidar com a concorrência das bebidas alternativas, como comunicar e promover o vinho e outras atividades relacionadas com o setor e oportunidades de diversidade, equidade e inclusão.

Best of Wine Tourism 2024

O programa proporcionou, ainda, a oportunidade de experienciar vinhos de referência durante as provas de vinho, com especialistas, como Richard Mayson, Dirceu Vianna Jr e Mark Squires. Os momentos de networking e partilha foram, também, uma constante durante os três dias do evento.

Esta foi, também, uma oportunidade de dar a conhecer os vencedores do concurso Best Of Wine Tourism 2024, cujos resultados foram anunciados no final do mês de outubro. Recorde-se que os premiados da região do Porto nas diferentes categorias foram: Alojamento: Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, Arquitetura e Paisagem: Quinta do Bomfim (Merenda na Vinha), Arte e Cultura: Caves Cockburn’s, Experiências Inovadoras em Enoturismo: The Wine School (WOW), Práticas Sustentáveis em Enoturismo: Six Senses Douro Valley, Restaurantes Vínicos: Restaurante Seixo by Vasco Coelho Santos e Serviços de Enoturismo: Quinta de Soalheiro e Caves Graham’s (ex aequo).

Esta semana foram, ainda, conhecidos os resultados da votação do público para o People’s Choice Award, que elegeu a Quinta de Soalheiro como vencedora na categoria de Serviços de Enoturismo.