Cultura

Encontros marcados com marionetas, novo circo e um pastor de plantas na Feira do Livro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_feira_do_livro_dia28_08.jpg

Porto.

Os “Entes da Terra” voltam ao recinto da Feira do Livro, após lá terem estado no passado fim de semana, para passarem uma mensagem urgente: é preciso cuidarmos do nosso planeta (como a nossa grande casa) e sermos conscientes da forma como interagimos com ele. Mas, neste sábado e domingo, haverá ainda nova ronda de encontros com as marionetas da Trupe Fandanga e um espetáculo de novo circo que promete deixar todos surpreendidos.

Neste fim de semana, o programa de animação da Feira do Livro do Porto volta a contar com convidados muito especiais (uns que regressam, outros que se estreiam nesta edição). Assim, neste sábado, 4 de setembro, se chegar à feira após as 15 horas, não estranhe se encontrar um pastor gigante, com uma flauta e um fato multicolor, que caminha pelo recinto acompanhado por dois pequenos “Entes da Terra”.

Este é um pastor de plantas que guia dois espíritos – bem animados e coloridos – pelos jardins do mundo e que, neste sábado, visita a Avenida das Tílias. Não há que ter medo. Apesar das cores garridas e dos trejeitos faciais, são criaturas do bem, que apenas procuram fazer novos amigos para, todos juntos, salvarmos o nosso planeta.

A partir das 15 horas de hoje, este projeto itinerante da responsabilidade da Seistopeia, a partir do conjunto de poemas “O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro, aterra (literalmente) no coração do recinto.

Encontros de sete minutos

No domingo, é a vez das minimarionetas da Trupe Fandanga regressarem à Feira. Depois de terem marcado presença no primeiro fim de semana, voltam com a sua caixa ambulante para encontros com um ou dois espectadores por (pequena sessão).

Durante sete minutos, o convite é feito para se entrar no universo destas personagens e deixar-se guiar por aquilo que elas nos têm para dizer. Para isso, basta sentar num pequeno banco, colocar uns auscultadores e seguir tudo aquilo que nos disserem, sem surdina.

“Onirotóptero” é o mundo delas, destas marionetas que nos querem conhecer melhor, pelo menos durante sete minutos (tempo de duração da performance). Para (re)ver no Terreiro do Lago, no domingo, a partir das 16 horas.

Espetáculo de circo

Também no domingo, a Feira do Livro irá receber a Companhia Nuvem Voadora. “Talvez” este seja um momento de novo circo e os sorrisos não tardem a aparecer.

“Talvez” é um momento clownesco, onde uma bicicleta, uma árvore, música e poesia visual são os ingredientes principais. Ao longo da Avenida das Tílias, esta “viagem” promete ter muitos imprevistos e o improviso acontecer a qualquer momento. As palavras serão poucas, as ações falarão mais que as explicações e todos são convidados a embarcar nesta viagem divertida e absurda.

Dos mais pequenos aos mais crescidos, ninguém ficará indiferente a este “palhaço” e aos demais companheiros que marcam encontro para as 18 horas, em pleno recinto da Feira.

Todos os momentos de animação acontecem ao ar livre, com acesso livre. A programação completa da Feira do Livro do Porto está disponível na página oficial do evento.