Ambiente

Encontro sobre a energia partilha exemplos das "novas cidades" na Galiza e Norte de Portugal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A cidade de Pontevedra acolheu engenheiros de várias áreas para um “Encontro sobre a energia”. Iniciativa do Consello Galego de Enxeñería e da Ordem dos Engenheiros – Região Norte procurou exemplos de territórios sustentáveis, capazes de cumprir os seus compromissos com as alterações climáticas, na região Norte de Portugal e da Galiza, entre eles a cidade do Porto.

Numa mesa redonda sobre “A Cidade, smart city, reabilitação, eficiência energética, cidade neutra, mobilidade”, o vice-presidente da Câmara mostrou como o Porto se tem desenvolvido, cada vez mais, enquanto cidade inteligente, oferecendo novos serviços e novas soluções.

Filipe Araújo recordou como a cidade tem estado comprometida com a missão de atingir a neutralidade carbónica até 2030, através do Pacto do Porto para o Clima, tendo já conseguido diminuir a emissão de carbono para metade dos números de 2004.

Muitas das ações implementadas levaram a que a Comissão Europeia a selecionasse como uma das 100 “Cidades Inteligentes e com um Impacto neutro no Clima”. São elas: a duplicação das áreas verdes e azuis de acesso público e a preservação de parques urbanos ou as soluções de base natural no Parque Central da Asprela e que serão, igualmente, visíveis no futuro Parque da Alameda de Cartes.

Em matéria de gestão do ciclo da água, o vice-presidente sublinhou o facto de o Município ter apresentado um índice de água não faturada na ordem dos 13,4% e desenvolvido projetos de eficiência energética nas ETAR, assim como de reutilização de águas residuais tratadas para lavagens e rega.

Igualmente responsável pelo Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo referiu o facto de cidade vir assistindo à substituição de toda a iluminação por LED, assim como à compra de 100% de energia renovável certificada. Ao mesmo tempo, os edifícios municipais estão a tornar-se locais de produção de energia fotovoltaica.

Ao encontro sobre energia, o vice-presidente levou, ainda, o exemplo das comunidades de energia renovável que vêm sendo promovidas com produção de energia e incentivos fiscais. A renovação da frota municipal e da STCP por veículos elétricos, assim como a aposta na mobilidade suave com o reforço das linhas de metro, o metrobus e a Rede 20 são outros campos que vêm fazendo do Porto uma “nova cidade”.

Da conversa fizeram parte, também, o presidente da Associação Slowlight e especialista em iluminação urbana, Coque Alcázar Sánchez-Vizcaíno, e o responsável de gestão de Ativos e Planeamento de Redes da E-REDES, Pedro Carreira.