Economia

Encontro mundial junta parceiros do setor segurador

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Grupo Ageas organiza, anualmente, um encontro mundial com todos os parceiros com quem trabalha. Este ano, a iniciativa decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, reunindo mais de uma centena de parceiros, com especial destaque para a presença de uma comitiva asiática.

O CEO do Grupo Ageas Portugal, Steven Braekeveldt, deu as boas-vindas e explicou, sucintamente, os propósitos desta reunião. Recorde-se que o grupo inaugurou, em 2022, um novo edifício no Porto (localizado entre a VCI e a Avenida AEP), um investimento de cerca de 30 milhões de euros.

Presente na abertura dos trabalhos esteve também o presidente da Câmara do Porto, que destacou alguns dos aspetos das políticas municipais para esta área. "O Município do Porto tem em curso uma ampla estratégia de atração de investimento externo para a cidade, de desenvolvimento do seu hub de inovação, de internacionalização da sua economia e de captação de talento internacional", afirmou Rui Moreira.

E acrescentou: "as empresas encontram no Porto talento tecnológico e inovação disruptiva, infraestruturas modernas e competitividade económica, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, tolerância intercultural e ambiente cosmopolita".

O trabalho desenvolvido pela InvestPorto

A agência InvestPorto tem sido o principal motor da estratégia do município para reforçar a competitividade da economia local, atrair investimento privado e melhorar o ambiente empresarial. Desde a sua criação, em 2015, já apoiou cerca de 430 projetos de investimento, representando 725 milhões de euros e 14.400 postos de trabalho. Mais de 65% destes projetos são investimento direto estrangeiro e enquadram-se na chamada economia digital.

Em 2022, o município foi capaz de atrair para a cidade cerca de 433 milhões de euros em investimento direto, mais do dobro do ano anterior, criando 1.380 empregos.

"Os resultados desta estratégia são inequívocos. No Porto existiam, no final de 2020, 1.282 empresas e 12.743 empregos na área das tecnologias digitais. Entre 2017 e 2020, registou-se uma criação líquida de 205 novas empresas e 4.335 empregos, o que corresponde a um aumento de 19% e 52%, respetivamente", concluiu Rui Moreira.

Pela primeira vez, a cidade é líder na categoria “fDI Strategy – Large Cities”, em virtude dos resultados alcançados com a estratégia municipal de promoção de investimento direto estrangeiro. Muito recentemente, o Porto ascendeu mesmo à liderança do ranking de cidades e regiões europeias do futuro, elaborado pela fDi Intelligence – uma divisão do grupo Financial Times especializada em investimento internacional.