Sociedade

Encontro internacional reúne presidentes de câmara para debater políticas mais inclusivas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Rui Moreira juntou-se, na manhã desta terça-feira, aos presidentes de câmara de Reiquiavique (Islândia), Renca (Chile), Bolonha (Itália), San Jose (Califórnia, Estados Unidos), Riga (Letónia), Vilnius (Lituânia) e Bristol (Inglaterra) para um pequeno almoço onde a conversa se desenvolveu ao redor do tema da inclusão. Iniciativa esteve inserida na Champion Mayors Iniciative for Inclusive Growth, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a propósito do Bloomberg CityLab 2022.

O objetivo da reunião foi potenciar a troca de ideias e experiências de cada cidade no que diz respeito à adoção de políticas mais inclusivas.

A necessidade de tornar essa inclusão global e efetiva, em sintonia com a inevitabilidade da neutralidade carbónica e a procura por soluções de habitação a preços acessíveis, foi o tema dominante do encontro que aconteceu em Amesterdão, nos Países Baixos, inserido no Bloomberg CityLab 2022.

O grupo de autarcas debruçou-se ainda sobre as linhas que a iniciativa deve seguir nos próximos anos, assumindo os desafios mais prementes como o papel das cidades face à situação inflacionista, as questões da cultura e da informação (e o combate às fake news), e o apelo ao auxílio à Ucrânia e que formas é que esse auxilio pode tomar.

No domingo, Rui Moreira já havia reunido com Dagur Eggertsson, presidente da câmara de Reiquiavique e do Conselho de Administração da Champion Mayors Iniciative for Inclusive Growth, e Lamai Kamal-Chaoui, diretora do Centro de Empreendedorismo, PMEs, Regiões e Cidades da OCDE.

A Champion Mayors Iniciative for Inclusive Growth surgiu em 2016 “como resposta à crescente lacuna entre ricos e pobres”, no sentido de juntar sinergias entre autarcas, comprometidos com o combate às desigualdades e com a promoção de um crescimento económico mais inclusivo nas cidades.

Esta é apenas uma das várias iniciativas que preencheram o programa do Bloomberg CityLab 2022, o evento global que reúne centenas de presidentes de câmara, inovadores de cidades proeminentes, líderes empresariais, especialistas urbanos, artistas e ativistas para discutir e descobrir soluções replicáveis ​​para questões prementes como a recuperação pandémica, o acolhimento de refugiados ou o combate às alterações climáticas.

A organização é uma parceria da Bloomberg Philanthropies com o Aspen Institute.