Desporto

Encontro ibérico de artes marciais junta mais de uma centena de atletas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_joao_vieira_karate_01.JPG

Filipa Brito

Cerca de 80 portugueses e 50 espanhóis são esperados no Estágio Ibérico de Artes Marciais agendado para o primeiro sábado de fevereiro, dia 3, entre as 9 e as 18 horas, no Pavilhão Municipal do Viso.

A iniciativa é aberta a praticantes de vários ramos, com destaque para o jiu-jítsu (arte marcial japonesa), a lua (também conhecida por Kapu Kuialua, de origem havaiana), a eskrima (luta filipina) e o kenpo. 

Esta disciplina milenar reúne um conjunto de técnicas marciais que possibilitam diferentes métodos de ataque e defesa, com o recurso a golpes de mãos e pés para tentar imobilizar e controlar o oponente. Segundo a UPKK, além do lado físico, o kenpo estimula também “os praticantes a procurar a paz e o equilíbrio interior”, tendo em vista o “desenvolvimento de uma perfeita harmonia entre a mente, corpo e espírito”. 

Para promover a modalidade, a associação tem vindo nos últimos anos a organizar estágios, seminários e competições, que no total tiveram já mais de 700 atletas inscritos a nível nacional. 

O evento é organizado pela União Portuguesa de Karaté Kenpo (UPKK) em parceria com um dos seus membros, a escola portuense Atitudo Academy. Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara do Porto, através da Ágora, apoia este encontro ibérico produzido na cidade.