Sociedade

Encontro de Recursos Humanos partilha estratégias para pessoas mais felizes e uma nova forma de trabalhar

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Vários responsáveis do setor dos Recursos Humanos reúnem-se nesta quinta e sexta-feira, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), para mais uma edição do Porto RH Meeting, organizada pela IFE by Abilways, em parceria com a Câmara do Porto. Na oitava edição, o evento propõe a partilha de estratégias para pessoas mais felizes no local de trabalho, hoje um lugar bem diferente do passado, com a necessidade de enfrentar novos desafios.

Na abertura do encontro, a vereadora do Município do Porto com o pelouro dos Recursos Humanos partilhou a visão de que “para nós o bem-estar dos nossos trabalhadores tem sido um foco fundamental de atuação”. Catarina Araújo afirma que este “bem-estar” congrega “a lideranças mais próximas, a pessoas mais cientes dos seus caminhos de desenvolvimento individual e coletivo, a trabalhadores conscientes das suas condições de trabalho e dos benefícios que procuramos garantir”.

“Queremos pessoas mais felizes, mais realizadas e mais produtivas”, sublinha a vereadora, lembrando a importância dada pela Câmara do Porto a questões físicas e mentais dos trabalhadores, assim como à conciliação da vida profissional, familiar e pessoal, “fatores que privilegiámos bem antes da pandemia, que vimos mesmo reconhecida externamente em 2020”.

Catarina Araújo garante ainda que “o nosso programa de acolhimento privilegia o contacto, a proximidade, a capacitação de competências no sentido de fomentar o sentimento de pertença” e que essa filosofia do município procura “manter um clima que queremos de crescente e sedimentada confiança”.

“Ver aqui sob debate temas que nos tocam tão de perto é um reconhecimento de que, enquanto profissionais de Recursos Humanos, todos procuramos direcionar energias para programas e projetos sustentáveis de gestão de pessoas, que vão muito além das naturais exigências de eficácia, eficiência e qualidade organizacional, ao posicionarem o trabalhador no cerne de uma intervenção diária, continuada e sempre insatisfeita, que nos leva a reunir anualmente na cidade do Porto, em partilha e crescimento”, concluiu a vereadora.

Ao longo de dois dias de partilha, passam pela BMAG responsáveis de Recursos Humanos de empresas como a Bosch, a Amorim Cork Flooring, a Farfetch, a Sonae, a Unilabs, a Nestle, a Mota-Engil ou o grupo Bernardo da Costa.

Ao debate trazem temas como a confiança nas organizações, formação, liderança, assim como os novos desafios das tecnologias e de locais de trabalho híbridos (nos formatos presencial e de teletrabalho). “A confiança, o compromisso, a diversidade, a inclusão, a transformação, a conexão e a inovação marcam a agenda dos dois dias deste evento”, afirma a organização.