Desporto

Enciclopédia de Direito do Desporto é apresentada hoje na sede da Liga

Miguel Nogueira

A sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, no Porto, é palco do lançamento da obra "Enciclopédia de Direito no Desporto", coordenada pelo advogado e ex-governante Alexandre Miguel Mestre e com prefácio de Diogo Freitas do Amaral, que está marcado para as 18 horas desta quinta-feira. 

O evento, promovido pela Liga Portugal, a Editora Gestlegal e a Associação Jurídica do Porto (AJP), inclui uma tertúlia com o tema "Que desafios normativos para o futuro do desporto português?" e em que participam os advogados Alexandre Miguel Mestre, Professor e ex-Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Luís Cardoso Rocha, da Comissão de Direitos Humanos, Questões Sociais e Ambiente da Ordem dos Advogados e presidente da Assembleia Geral da AJP, Ricardo Nascimento, Professor, e João Orlando Carvalho, do Conselho Jurisdicional da Liga e presidente da Global CPLP IURIS - Associação Jurídica de Advogados dos Países da CPLP. A moderação é de Hugo Gilberto, jornalista da RTP.

"Julguei que faria sentido coligir um conjunto de entradas, termos, verbetes ou descritores - como lhe queiramos chamar - que procurem delimitar certos conceitos jus desportivos ou aplicáveis ao desporto, ajudando a dissipar as dúvidas e até sugerindo uma compreensão integrada, através da concatenação com outras entradas", explica Alexandre Miguel Mestre a propósito desta nova obra que hoje apresenta. Nela, reúne contributos seus e de "um conjunto de ilustres colaboradores, praticamente todos com formação jurídica" e prática enquanto juristas, advogados, docentes ou agentes desportivos, que participaram com "o seu saber e a sua visão crítica".

A "Enciclopédia de Direito no Desporto", dirigida a um público muito diversificado, conta ainda com "um número muito alargado de descritores (mais de 200), sinal da extensão quantitativa e qualitativa do Direito do Desporto e dos recursos humanos que sobre ele se debruçam", conclui o coordenador da obra.