Encenador suíço Milo Rau regressa ao Porto com reflexão política sobre o Brasil
Porto.
Notícia

DR
O Teatro Municipal do Porto apresenta "Antígona na Amazónia", de Milo Rau/NTGent & MST, nos dias 16 e 17, às 19h30, no Grande Auditório do Rivoli.
Uma reflexão sobre poder, resistência e lei no Brasil contemporâneo, onde o encenador suíço cria uma Antígona política para o século XXI, em conjunto com indígenas, ativistas e intérpretes do Brasil e da Europa.
Para "Antígona na Amazónia", Milo Rau e a sua equipa deslocaram-se ao estado brasileiro do Pará, onde as florestas ardem devido à expansão da monocultura de soja e onde a natureza é devorada pelo capitalismo.
Num pedaço de terra ocupado, em colaboração com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) – o maior movimento de trabalhadores sem terra do mundo – criam uma peça alegórica projetada em três grandes telas verticais, sobre a devastação violenta causada pelo estado moderno, que coloca a propriedade privada acima do direito tradicional à terra.
Em palco, quatro pessoas-intérpretes revezam-se entre personagens de Sófocles e de si próprias, para dar corpo a esta tragédia grega, à sua adaptação à Amazónia contemporânea e à construção do próprio espetáculo.
Os bilhetes estão disponíveis nas bilheteiras do Teatro Rivoli e do Teatro Campo Alegre e online.