Economia

Empresas incubadas na UPTEC representam quase 300 milhões de euros do PIB nacional

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_UPTEC.jpg

Filipa Brito

Os dados são relativos a 2019 e mostram que, nesse ano, o impacto económico da UPTEC – Parque e Ciência da Universidade do Porto no Produto Interno Bruto (PIB) atingiu os 284 milhões de euros, tendo ainda sido responsável pela criação de 6.464 postos de trabalho.

O estudo elaborado pela Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) destaca a incubadora “como um importante agente de inovação, de empreendedorismo e de emprego qualificado na região Norte de Portugal e como interface entre o meio universitário e o meio empresarial”.

As conclusões foram obtidas pela estimativa dos efeitos diretos, indiretos (gerado pelo fornecimento de bens e serviços que são consumidos ou colocados à disposição pelas empresas) e induzidos (decorre da atividade económica associada às despesas de consumo dos colaboradores da comunidade UPTEC) gerados sobre a economia ao nível do PIB, do emprego, das remunerações e das receitas fiscais, explica a Notícias U.Porto.

Os quase 300 milhões de euros foram alcançados pelo trabalho das 176 empresas em análise – 119 instaladas na UPTEC e 57 graduadas, que geraram um volume de negócios na casa dos 135 milhões de euros. Desses, 74 milhões de euros vêm do campo das exportações, setor que tem um peso de 55% no volume total de negócios.

Quanto a remunerações, os mais de 6.400 postos de trabalho auferiram 253 milhões de euros em remunerações, contribuindo com 49 milhões de euros em receitas fiscais para o Estado.

Criada em 2007, a UPTEC já apoiou mais de 630 projetos e graduou 86 empresas, entre elas a Wisecrop, a Coverflex, a knok, a Didimo, ou a AddVolt e a Everythink, e mesmo a Blip.