Economia

Empresas escolhem antigo Central Shopping para novo centro de negócios no Bonfim

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_porto_business_plaza_01.JPG

Filipa Brito

Ainda não está totalmente finalizado, mas já reúne as condições necessárias para atrair empresas de excelência. O antigo Central Shopping, entre a Rua de Santos Pousada e a Avenida de Fernão de Magalhães, caminha a bom ritmo para assumir a nova identidade de Porto Business Plaza, o novo centro de negócios no Bonfim, que dará emprego a 3.500 pessoas.

Erguido na época florescente dos centros comerciais, a década de 90, o Central Shopping segue agora o futuro e atrai empresas da área tecnológica. Depois da Natixis e da Feedzai, a Bouygues Telecom Services inaugurou os seus escritórios.

Da Areosa para o Bonfim, a empresa do grupo francês de telecomunicações Bouygues Telecom ocupa um dos andares do Porto Business Plaza, ficando com capacidade para receber mais de 500 colaboradores, mais que os atuais 375, e o processo de recrutamento tem estado em andamento.

O banco de investimento francês Natixis tem ali o seu centro de competências tecnológicas e de informação desde 2018, naquela que tem sido uma aposta crescente no negócio e na equipa que trabalha a partir do Porto.

Em 2021, a instituição apontou baterias à Invicta e já emprega 1.500 pessoas, mas a perspetiva, segundo avança o Jornal de Notícias, é aumentar o espaço de escritórios – de 12 para 16 mil metros quadrados – e, assim, empregar até dois mil funcionários.

O Porto Business Plaza é também casa do unicórnio português na área da inteligência artificial, a Feedzai. Com cerca de uma centena de trabalhadores na cidade, a empresa especializada em sistemas de segurança mudou-se para os 980 metros quadrados do novo escritório no antigo Central Shopping em setembro do ano passado.

O projeto para o Porto Business Plaza começou a erguer-se em julho de 2020 e, para lá da criação de escritórios, estão transformações como a mudança da entrada principal – que passa da Rua de Santos Pousada para a Avenida de Fernão de Magalhães dada a recente requalificação daquela via, assim como a proximidade de transportes públicos –, a criação de locais ao ar livre no interior do edifício, assim como a intervenção na praceta, ligada ao jardim do Campo 24 de Agosto.

No total, os mais de 15 milhões de euros investidos por uma empresa do grupo SDC Investimentos poderão representar espaço e condições para, no futuro, ali empregar entre 3.000 a 3.500 pessoas, de acordo com o acionista e gestor do empreendimento, António Castro Henriques, citado pelo JN. A perspetiva é que, até ao verão, o número já atinja os 2.600 trabalhadores no Porto Business Plaza.