Mobilidade

Empresas e autarquias pensam desafio da mobilidade inteligente

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A mobilidade e, mais concretamente, a mobilidade inteligente voltou a discussão por parte de profissionais de setor na quarta edição do MOB LAB Congress, que aconteceu no Museu do Carro Elétrico. A vereadora do Transportes, Fiscalização e Proteção Civil da Câmara do Porto, Cristina Pimentel, marcou presença na mesa redonda inaugural, na manhã desta terça-feira.

Certa de que “a rede de transportes é o esqueleto que dá forma ao uso da cidade”, Cristina Pimentel acredita que “o grande desafio é assegurar que o setor dos transportes acompanha as necessidades de mobilidade dos novos usos da cidade”.

Ao lado do vereador da Economia e Inovação, Mobilidade e Segurança da Câmara de Lisboa, Miguel Gaspar, do Head of Future da Câmara de Cascais, Marco Espinheira, e do vereador dos Transportes, Mobilidade e Inovação da Câmara de Viseu, João Paulo Gouveia, Cristina Pimentel entrou no diálogo sobre a governação local enquanto motor da mobilidade.

A mesa redonda que abriu o MOB LAB Congress debateu questões como o espaço de decisão e autonomia, a capacidade financeira, o roadmap das estratégias de governação e como potenciar a atratividade do mercado português.

Ao longo do dia, autarquias, empresas e outros profissionais do setor seguiram o propósito do congresso e focaram-se na mobilidade, na tecnologia, nos transportes e nas cidades inteligentes, partilhando conhecimento, transformações e boas práticas.

Organizada pela Câmara do Porto e pela IFE by Abilways, a edição deste ano teve como grandes temáticas o investimento público, com os transportes públicos entre as prioridades; a sustentabilidade e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que prevê mais de mil milhões de euros para acelerar a mobilidade sustentável, 865 milhões para a descarbonização e a bioeconomia, e a eficiência energética e renováveis; e ainda as cidades inteligentes que, segundo o Smart City Indiex 2020 são as mais bem preparadas para responder à imprevisibilidade do futuro.