Economia

Empresas da Frente Atlântica preparam apresentação do Greater Porto no MIPIM 2023

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Desenvolver oportunidade de crescimento em toda a cadeia de valor das atividades de promoção territorial e atração de investimento, nacional e estrangeiro, para o Norte/Nordeste de Portugal. Eis o propósito do Greater Porto, iniciativa pioneira que nasce do diálogo e cooperação entre os municípios do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Este mês, meia centena de empresas começaram a preparar a participação do projeto no maior e mais conceituado evento internacional de imobiliário, o MIPIM, em março de 2023.

Numa sessão de apresentação na Biblioteca da Fundação de Serralves, onde também esteve presente o representante ibérico do MIPIM, Albert Castro, diretor geral da Inversion Meridiana, o vereador com o pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, considerou este “o primeiro passo para mais uma participação histórica do Greater Porto num evento internacional tão importante".

Recorde-se que, em outubro, o projeto já havia viajado até Munique para se dar a conhecer na Expo Real, a maior feira de imóveis e investimentos da Europa.

"Estamos a construir um projeto que escale e projete territórios além das suas fronteiras", afirmou, na altura, Ricardo Valente, acrescentando que "estamos a criar mais uma ponte intangível que nos permite vender-nos em conjunto".

Em preparação para a participação conjunta no MIPIM, o vereador da Câmara do Porto apontou como compromisso das três edilidades uma maior aproximação ao setor empresarial, especialmente às empresas que atuam na área das novas tecnologias de informação. “Nesta feira iremos reforçar, em conjunto com o tecido empresarial, a importância do Greater Porto enquanto entidade de referência na promoção e atracão de investimento de excelência que tire partido das características únicas e distintivas deste território”, avança Ricardo Valente.

António Miguel Castro, presidente da empresa municipal GAIURB, corroborra a ideia. Para o representante da Câmara de Vila Nova de Gaia, a sessão de esclarecimento foi “mais um passo para a mobilização das empresas do Greater Porto que, desta forma, têm uma oportunidade de contactar com outras geografias e outros contextos de promoção, o que nos ajuda neste processo colaborativo de concretizar uma estratégia e uma visão de futuro para o território”.

O responsável reforça que os três municípios estão “focados em alavancar a competitividade, a inovação e o desenvolvimento mas, sobretudo, em criar novas condições atrativas para as pessoas e o seu bem-estar. Só com o envolvimento das empresas é que conseguimos alcançar este desígnio”, sublinha António Miguel Castro.

Por Matosinhos, a vereadora da Promoção e Apoio a Atividades nas áreas de Desenvolvimento Económico e da Dinamização do Turismo olha para a iniciativa como uma “oportunidade para empresas e território se apresentarem e captarem investimento internacional”.

Para Marta Pontes, “participar enquanto Frente Atlântica no MIPIM permite-nos uma escala de investimento que apenas a região no seu conjunto pode oferecer. Foi uma estratégia vencedora em Munique e irá certamente sê-lo em Cannes", concluiu.