Sociedade

Empresa portuense de arquitetura é um dos melhores novos escritórios do mundo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fernando_guerra_summary_01.JPG

Fernando Guerra

O estúdio de arquitetura SUMMARY está entre os 20 melhores escritórios do mundo, segundo a plataforma ArchDaily. É mais uma distinção dirigida à empresa graduada do UPTEC—Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto que já tinha visto o seu fundador integrar a lista “Europe 40 under 40”, que elege os 40 arquitetos e designers emergentes mais promissores da Europa.

Na lista “Best Practices of 2021”, elaborada por 16 especialistas, o website internacional destaca a empresa portuense pelo “equilíbrio entre o pragmatismo e o experimentalismo” do seu trabalho.

Segundo a UPTEC, o Archdaily ressalva “a necessidade de mudança, combinada com a rápida digitalização da indústria, colocou a arquitetura à beira de uma grande revolução”, e que os vencedores “são os catalisadores dessa mudança”.

O SUMMARY, partilha o centro da Universidade do Porto, “opera nos domínios da arquitetura e do urbanismo, com especial enfoque no desenvolvimento de soluções arquitetónicas através da tecnologia de pré-fabricação” e o seu desafio “é tornar a construção um ato cada vez mais simples, que responda às exigências impostas pela arquitetura contemporânea”.

Em 2016, e com apenas um ano de atividade, a Câmara do Porto apoiou a participação do SUMMARY enquanto mais jovem estúdio de arquitetura convidado a apresentar-se na Bienal de Veneza, com o projeto "Gomos Building System", para construir edifícios de betão em tempo recorde.

No ano seguinte, o SUMMARY venceu o prémio internacional Red Dot Award: Design Concepts, na categoria "Habitat", com o mesmo sistema de construção, e em 2020 foi o “Emerging Architect of the Year” nos Dezeen Awards.