Ambiente

Empresa municipal do Porto ganha prémios e é exemplo internacional

  • Notícia

    Notícia

#fib_aguas_do_porto.jpg

Filipa Brito

A gestão de sucesso acaba de valer o reconhecimento e distinção internacionais à empresa municipal Águas do Porto, concluindo um ciclo de semanas em que acumulou galardões de alcance mundial.

Durante o evento Amsterdam International Water Week, realizado na capital holandesa nestes primeiros dias de novembro, a empresa do Porto passou a integrar a rede internacional LUOW - Leading Utilities Of the World, constituída pelas 50 entidades gestoras de água e saneamento com um reconhecido percurso de sucesso e cuja gestão corresponde aos mais altos standards internacionais, entre as quais as de cidades como Singapura, Nova Iorque, Los Angeles, Abu Dhabi, Berlim e Queensland.

O processo de seleção para a LUOW obrigou a vários passos, desde a nomeação por indicação, passando por uma avaliação do juri da Global Water Leaders Group, e até à aclamação de todos os membros.

A entrada formal na LUOW, vista como um sinónimo de performance na gestão da água, correspondeu também à entrega do Golden Tap Trophy à Águas do Porto, na cerimónia de apresentação dos novos membros, durante a Amsterdam Internacional Water Week.

Pouco antes, o Porto tinha sido premiado pelo trabalho desenvolvido na gestão do ciclo urbano da água na cidade, noutro evento internacional realizado em Singapura - o Year in Infrastructure 2019 Awards - que reúne e distingue os melhores projetos promovidos pela Bentley Systems, Inc., o líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas de design, construção e operações de infraestruturas.

Nesse evento, a H2PORTO - Plataforma Tecnológica para o Ciclo Urbano da Água foi um dos nove projetos galardoados com o Special Recognition Awards, que distinguiu entidades de Génova, Birmingham, Karachi, Shenzhen, Jiyuan e Harbin City, bem como a região administrativa de Hong Kong, pelas soluções concebidas com foco na sustentabilidade e resiliência das infraestruturas urbanas.

A mais recente temporada de galardões conquistados pela Águas do Porto inclui outro prémio também devido à inovadora plataforma H2PORTO, designadamente o prémio internacional de Water Visionary Award no New Civil Engineering Tech Fest. Atribuído em Londres pela publicação "New Civil Engineering", distinguiu assim a solução tecnológica portuense que tinha chegado à "shortlist" num grupo restrito de seis soluções tecnológicas concorrentes de empresas internacionais com propostas inovadoras no setor da Água.

O New Civil Engineer's TechFest é um evento que conta com as personalidades mais reconhecidas da área de engenharia civil, respondendo à necessidade do setor de apoiar e incentivar a inovação, para abordar os maiores desafios tecnológicos do setor.

Para que serve?

A plataforma H2PORTO consiste num sistema de monitorização e controlo de todas as etapas do ciclo urbano da água no Município do Porto, como o abastecimento de água, a drenagem e tratamento de águas residuais, a drenagem de águas pluviais, ribeiras e praias. Uma das grandes vantagens é permitir obter informação, detetar ocorrências anómalas e fazer gestão remota em tempo real, nomeadamente a das próprias infraestruturas.

Através deste sistema, pioneiro no país, toda a informação é recolhida e sistematizada de forma a antecipar episódios de poluição e inundação, adaptando simultaneamente equipas e dimensionando redes.

Por outro lado, a H2PORTO oferece informação útil aos clientes, uma vez que, quando é necessário cortar a água em determinada rua, o sistema permite identificar e avisar automaticamente os clientes afetados, lançando alarmes através da aplicação.

Na época balnear, a plataforma da Águas do Porto agora distinguida possibilita também que os mupis localizados próximo das praias facultem informação sobre a qualidade da água do mar.