Economia

Empresa alemã TeamViewer instala centro de I&D no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_workshop_online.jpg

Filipa Brito

A empresa de software de controlo remoto TeamViewer prepara-se para uma nova época com um reforço de peso: um novo centro tecnológico no Porto. A partir da Invicta, a alemã vai desenvolver soluções nas áreas de realidade aumentada e internet das coisas (IoT).

“Através da recente aquisição da Hapibot Studio, agência de desenvolvimento de software sediada no Porto, a TeamViewer já deu o pontapé de saída na sua presença no local com uma equipa de cerca de 20 engenheiros de software e design altamente qualificados", revela a empresa alemã em comunicado, que se estreia na próxima época como a patrocinadora das camisolas da equipa de futebol do Manchester United.

A tecnológica pretende que o hub a instalar na cidade contribua para fortalecer a sua estratégia nas áreas de realidade aumentada e IoT, admitindo a vontade de que “o novo local cresça significativamente ao longo do tempo para se tornar um componente-chave da organização global de I&D [investigação e desenvolvimento] da TeamViewer”.

Para a empresa, a palavra final na escolha do local "teve por base um quadro de seleção abrangente, que avaliou os principais fatores de crescimento e culturais, incluindo a disponibilidade de talentos de topo, infraestruturas educacionais, quadro regulamentar, mentalidade empreendedora e qualidade de vida".

Já o diretor técnico da TeamViewer destaca as “muitas universidades boas e um grande grupo de talentos de engenharia altamente motivados para impulsionar a próxima onda de digitalização”. “Estamos muito entusiasmados por sermos parte ativa de um ‘hotspot’ de tecnologia tão vibrante”, admite Mike Eissele, que garante que a multinacional está já “a trabalhar de forma a expandir os limites das nossas soluções e acelerar as inovações com a tecnologia TeamViewer feita em Portugal".

Citado no comunicado, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, sublinha que "a decisão da TeamViewer de desenvolver inovação de ponta em realidade aumentada e internet das coisas a partir do Porto é uma forte prova do potencial atrativo de Portugal enquanto ecossistema de tecnologia emergente".

No mesmo sentido vão as palavras do presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), Luís Castro Henriques, quando afirma que "o projeto de tecnologia de ponta da TeamViewer prova as habilidades extremamente valiosas do talento português no exigente ecossistema de tecnologia”.

A TeamViewer é um fornecedor líder e global de soluções de conetividade remota e de soluções digitais para dispositivos desde portáteis e telemóveis a máquinas industriais e robôs. Com sede na Alemanha, emprega mais de 1.300 pessoas em todo o mundo, tendo fechado o ano de 2020 com uma faturação de 460 milhões de euros.