Economia

Embaixadores, banca e empresas debatem no Porto comércio e investimento ibero-americano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Embaixadores latino-americanos, assim como empresários e representantes do setor bancário do espaço ibero-americano reuniram-se, pela primeira vez, no Porto para o Encontro Ibero-Americano Empresarial. Iniciativa do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL) procura fortalecer relações e promover o debate sobre o comércio e o investimento que une os diversos países.

A comitiva foi recebida nos Paços do Concelho pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, e pela vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, cujo pelouro potenciou, ao longo dos últimos meses, as conversações bilaterais com a organização do evento, potenciando a ligação diplomática e empresarial à cidade.

Reconhecendo a “oportunidade única para se fortaleceram laços comerciais”, o vice-presidente lembrou os embaixadores de que estavam “numa cidade empreendedora, que vive no centro de uma região fortemente industrializada”. “Além de sermos Invicta, também somos uma cidade conhecida pela forte capacidade de empreender, de criar empresas”, sublinhou Filipe Araújo.

O vice-presidente aproveitou a oportunidade para “reconhecer o papel fundamental de promoção da atividade económica entre os vários países e no investimento do espaço ibero-americano, que é muito importante para o desenvolvimento económico das nossas populações”.

“É através do diálogo construtivo, da partilha de conhecimento que as relações são fortalecidas e é isso que faz as cidades avançarem”, acredita Filipe Araújo.

Nas palavras do presidente do IPDAL, Paulo Neves, “se há ponto obrigatório para estar e trabalhar é o Porto, uma cidade vencedora em todo o tempo da História”. “O facto de estarem aqui tantos países mostra a importância que atribuímos a esta visita, fruto da dinâmica desta cidade, que é impressionante” reforçou o responsável.

A falar em representação de todos os diplomatas presentes, Miguel Ángel Prestol, embaixador da República Dominicana, partilhou a “certeza de que este encontro vai ser muito positivo para este processo de resiliência e recuperação económica em que os nossos países estão envolvidos após a pandemia”.

Comércio, investimento e os casos de maior sucesso na cooperação ibero-americana

Da parte da tarde, o vice-presidente da Câmara do Porto deu início aos trabalhos do Encontro Ibero-Americano Empresarial do Porto, no Renaissance Porto Lapa Hotel, com a sessão “Panorama Económico: Portugal e a América Latina”, onde participaram, também, o secretário de Estado do Tesouro, Pedro Sousa Rodrigues, o presidente do IPDAL, Paulo Neves, e o vice-presidente da Corporação Andina de Fomento – Banco de Desenvolvimento da América Latina, Christian Asinelli.

O vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, teve a oportunidade de debater o tema “Comércio e Investimento” numa mesa redonda com Luís Rebelo de Sousa, administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo (AICEP), António Mendonça, bastonário da Ordem dos Economistas, Ana Carvalho, presidente do Banco Português de Fomento, e Luís de Castro Almeida, diretor geral do banco espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria em Portugal.

Uma segunda mesa redonda juntou a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, o presidente da CJR Renewables, Miguel Rodrigues, o diretor geral da Fundación Iberoamericana Empresarial, Miguel Ángel Cortés, o administrador da Mota-Engil, Pedro Arrais, e a gestora da Iberia em Portugal, Manuela Barber, para falar sobre case studies de sucesso da cooperação.