Política

Embaixador do Vietname recebido no Porto para promoção da cooperação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A convite do presidente da Câmara do Porto, o embaixador do Vietname em Portugal passou o dia desta sexta-feira em visita aos Paços do Concelho. Depois da receção por Rui Moreira, Dinh Toan Thang ficou também a conhecer o trabalho desenvolvido pela InvestPorto.

O encontro entre o presidente da Câmara e o diplomata aconteceu com o intuito de aprofundar as relações entre Portugal e o Vietname, assim como promover uma maior cooperação entre o Porto e Ho Chi Minh.

A reunião, que contou com a presença do conselheiro comercial do embaixador, VU Anh Son, assim como da primeira secretária, LAI Thi Thanh Mai, responsável pelas relações entre Portugal e o Vietname, e de DANG Thi Hong Nhung, em representação da comunidade vietnamita, e José Pedro Busano de Sousa Vieira, terminou com a promessa de uma futura visita de uma delegação do Porto àquele país do sudeste asiático.

Da parte da tarde, Dinh Toan Thang reuniu com o vereador com o pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo. Ricardo Valente apresentou ao diplomata o trabalho que vem sendo desenvolvido pela InvestPorto, a plataforma municipal de atração de investimento para a cidade, e ambos os responsáveis tiveram a oportunidade de discutir os próximos passos nesta relação de proximidade entre Portugal e Vietname.

O embaixador realçou o dinamismo da cidade do Porto e a importância de partilhar experiências e ambições económicas de forma a criar oportunidades a ambos os países, nomeadamente nas áreas de tecnologia, turismo e desenvolvimento sustentável. Ricardo Valente mostrou disponibilidade para a criação desta “ponte” entre o Porto e cidades vietnamitas como Ho Chi Minh e Hanói, nomeadamente através de iniciativas na área da educação superior e na área do empreendedorismo, realçando que “uma ponte só é útil se for utilizada” e criar este tipo de relações é importante para o desenvolvimento económico e social de ambos os países.

Com dezenas de anos dedicados às relações internacionais vietnamitas, e a residir em França, Dinh Toan Thang acumula também os cargos de embaixador em Andorra, Mónaco e República Centro-Africana. É, ainda, o representante do Presidente da República Socialista do Vietname na Organização Internacional da Francofonia.