Política

Embaixador de Portugal no Japão convida Rui Moreira a visitar nova chancelaria

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

recepcao_presidente_na_embaixada_portuguesa_toquio.jpg

DR

O presidente da Câmara do Porto está de visita ao Japão, por ocasião das comemorações dos 480 anos de amizade entre o Japão e Portugal e dos 45 anos da geminação do Porto com Nagasaki. Em Tóquio, Rui Moreira pôde verificar toda a dinâmica na embaixada portuguesa, nomeadamente nos serviços prestados pela nossa diplomacia no país do sol nascente.

Esta terça-feira, Rui Moreira foi recebido pelo embaixador de Portugal no Japão, Vitor Sereno, tendo oportunidade de ver as melhorias introduzidas pelo diplomata na nova chancelaria. As novas instalações abriram no dia 1 de janeiro deste ano, cumprindo-se "um sonho de várias décadas para que o nosso país e a nossa comunidade disponham de um edifício digno do relacionamento de séculos entre Portugal e o Japão", escreve Vitor Sereno, na página oficial da embaixada portuguesa no Japão.

O presidente da Câmara do Porto, acompanhado do seu chefe de gabinete, Vasco Ribeiro, visitaram o novo espaço, moderno e funcional, e que presta todos os serviços necessários e de forma integrada a todos os utentes. "A nova embaixada será uma montra do nosso #portugalmodernoecompetitivo", acrescenta o diplomata, na mesma mensagem.

Vitor Sereno é, desde 8 de março de 2022, embaixador de Portugal no Japão. Anteriormente desempenhou as funções de embaixador no Senegal e não residente na Costa do Marfim, Guiné-Conacri, Gâmbia, Burquina Faso, Libéria e Serra Leoa, entre setembro de 2018 e janeiro de 2022. Em 2020 recebeu o prémio da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) para o diplomata económico do ano.

À noite, na residência oficial, o embaixador e a embaixatriz, Andrea Direito, ofereceram um jantar a Rui Moreira e ao seu chefe de gabinete, no qual também estiveram presentes outros funcionários diplomáticos e representantes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), para além do chefe de missão adjunto e encarregado da secção consular, Tiago de Brito Penedo, do representante da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa, Paulo Ramos, e da adida do Turismo, Inês Queiroz.

Vitor Sereno e Rui Moreira abordaram diversos assuntos de interesse nas relações de Portugal com o Japão, com especial ênfase na participação do nosso país na Exposição Universal 2025, que vai decorrer em Osaka, que recebe, pela segunda vez, esta iniciativa mundial. O autor do projeto do Matadouro Municipal, o arquiteto japonês Kengo Kuma, está na corrida para a construção do pavilhão português.

Osaka já foi palco da Exposição Universal em 1970, sob o tema "Progresso e Harmonia para a Humanidade". Desta vez, apresenta-se ao mundo com o tema "Conceber a sociedade do futuro, imaginar a nossa vida amanhã", entre março e novembro de 2025.