Economia

Em setembro começam as aulas para o futuro na Porto. For Talent Summer Academy

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_Porto_For_Talent_03.jpg

Porto.

Setembro marca o regresso à escola, mas a Porto. For Talent Summer Academy apresenta aulas diferenciadoras: workshops, conversas e visitas a empresas. Os destinatários são estudantes de ensino superior na região e o plano de estudos acontece de setembro a novembro.

A iniciativa promovida pela Câmara do Porto vai dar a oportunidade aos jovens talentos de conhecerem dezenas de empresas, falar com os seus profissionais e, assim, descobrir mais profundamente o mundo empresarial.

Sem qualquer custo associado, podem inscrever-se na academia estudantes inscritos no ano letivo 2022/2023, um qualquer ciclo de estudos numa Instituição de ensino superior da macrorregião Porto e Norte.

Já entre os dias 6 e 9 de setembro, acontecem os Career Workshops, momentos para falar sobre diferentes modelos de carreiras e percursos, desconstruir mitos, contactar com empresas e outros colegas, fazer escolhas sobre as empresas e profissionais a contactar para melhor conhecer o contexto real de trabalho.

Na mesma altura, há espaço para a Learning Community, onde os estudantes vão ter acesso a guias que vão ajudar na preparação, de forma eficaz, do contacto com as empresas e profissionais.

A primeira parte da Porto. For Talent Summer Academy é ainda constituída pelas Life Talks, isto é, conversas individuais entre um profissional e um estudante que permitirão saber funções, perfis académicos, opções de carreira e outros aspetos relevantes para melhor conhecer o contexto real de trabalho.

De setembro a novembro, acontecem as Meeting Points, que são as verdadeiras visitas guiadas a empresas de diferentes setores de atividade, dimensão e propósitos, dando a hipótese de contactar/questionar pessoas que lá trabalham.

Durante a academia, há ainda tempo para conversas informais de fim de tarde entre um painel de profissionais da empresa e um grupo de estudantes, os Career Sunsets. Tudo acontece em diferentes dias e horários para abarcar interesses e disponibilidades.

A Summer Academy acontecerá num modelo híbrido, pelo que existirão atividades presenciais e à distância. No final, todos os alunos recebem um certificado de participação.