Cultura

Em março e abril há Brigitte Bardot, Krzysztof Kieślowski e cinema português no Batalha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_The_Lady_from_Constantinople.jpg

DR

Nos próximos dois meses, o Batalha continua a apresentar regularmente as suas sessões de cinema português (Seleção Nacional), a acolher as Matinés do Cineclube do Porto e a apresentar "Tesouros do Arquivo", um programa que propõe a (re)descoberta de filmes restaurados.

A 14 de março, quinta-feira, às 19h15, é exibido o filme de estreia de Judit Elek, "The Lady from Constantinople" (1973), que lança um olhar, a partir de uma perspetiva feminina, a temas como a passagem do tempo, o envelhecimento e o isolamento da sociedade húngara da época.

No dia 23, sábado, às 19h15, é a vez de "Vie privée", filme de Louis Malle protagonizado por Brigitte Bardot e Marcello Mastroianni. O filme repete a 27 de março, quarta-feira, pelas 15h15.

Em abril, o Centro de Cinema foca-se na obra de Sara Gómez, a primeira cineasta cubana a fazer uma longa-metragem e a única cineasta mulher (e negra, e feminista) com atividade no Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica, criado após a revolução.

Serão exibidas as curtas-metragens "Una isla para Miguel" e "De cierta manera" a 11 de abril. No dia 27, é apresentada "Toute une nuit", uma obra menos reconhecida de Chantal Akerman — autora de "Jeanne Dielman (…)", que em 2022 foi considerado o melhor filme de sempre pela revista Sight & Sound.

No âmbito do programa Seleção Nacional, o Batalha continua a Constelação #4: Lagutrop, dedicada ao cinema português de ficção científica, fantástico ou centrado em temas distópicos. Sempre às quartas-feiras, às 19h15, apresenta-se: "Manual de Instruções para Rituais" (20 de março), "Logro" + "A Força do Atrito" (3 de abril) e "Um/Zero" (10 de abril).

50 anos de Abril no Centro de Cinema

O 50.º aniversário do 25 de Abril será celebrado com uma sessão especial intitulada "O Cinema Unido Jamais será Vencido" — com entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete.

Nesta, serão exibidos vários exemplos do denominado Cinema de Abril, produzido nos anos imediatos depois da revolução por algumas das cooperativas mais ativas nesse período. A sessão será seguida de conversa com Acácio de Almeida (Grupo Zero).

Por sua vez, o Cineclube do Porto dará continuidade à programação que recorda a Semana do Cinema Europeu, organizada durante a década de 90. Esta mostra de cinema compreendia a apresentação de obras de realizadores em estreia ou cujos filmes não tiveram, na altura, grande circulação nas salas de cinema nacionais.

Aos domingos, às 11h15, serão exibidos: "The Celebration", de Thomas Vinterberg (17 de março), "Dekalog: One" e "Dekalog: Eight", de Krzysztof Kieślowski (7 de abril), e, por fim, "Cycling the Frame" e "The Invisible Frame" (ambos protagonizados por Tilda Swinton), de Cynthia Beatt (28 de abril).